Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Cidade da Inovação
Início do conteúdo da página

topo site cdi


Cidade da Inovação

cdi pan

A Cidade da Inovação é uma plataforma de empreendedorismo e inovação voltada à dinamização da economia, como estratégia de cumprimento dos objetivos, características e finalidades do Ifes, conforme consta nos artigos 6º, 7º e 8º da Lei nº 11.892, de 2008. Tem o intuito de ser um espaço para desenvolvimento de atividades de Pesquisa e Extensão, visando o fortalecimento da inovação, do empreendedorismo e da economia criativa no Espírito Santo.

Está localizada a área dos antes denominados Galpões do IBC, no bairro Jardim da Penha, em Vitória, cedido para o Ifes desde o mês de agosto de 2021. A instituição aprovou junto à Secretaria do Patrimônio da União (SPU) um plano para a ocupação e uso do espaço.

Desse plano, o Ifes já concluiu a reforma da edificação que antigamente abrigava a gerência dos armazéns da Conab, logo na entrada principal dos galpões. Nessas instalações já se encontra em operação o Polo de Inovação Vitória (PEIF-IFES), unidade do Ifes especializada em gestão de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação voltados à indústria de metalurgia, materiais e inteligência artificial.

Confira nesta página mais informações sobre a Cidade da Inovação e seu processo de implantação.

Telefones
Recepção: 3357-7500 (ramal 6002)
Administração: 3357-7500 (ramal 6003)

∆ Voltar para o topo

Histórico

Instalados em uma área com mais de 30 mil metros quadrados, numa região central de Jardim da Penha, em Vitória, encontram-se as estruturas conhecidas como Galpões do IBC. Erguidos no início dos anos 1960, eram de propriedade do Instituto Brasileiro do Café e tinham o propósito de armazenar o produto, em linha com as estratégias de produção e comercialização do café coordenadas pelo IBC. Ao longo dos anos, depois de crise na cafeicultura, também pertenceram à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Como um verdadeiro marco histórico e arquitetônico para o bairro e para a cidade de Vitória, os galpões assistiram à transformação de Jardim da Penha – de um local de interesse eminentemente logístico, com escassa ocupação urbana, em um dos bairros mais populosos e valorizados da capital capixaba. Acabaram circunscritos em uma área residencial, e seu destino tornou-se um tópico para debate entre o poder público e a comunidade. Ao final de 2020, o imóvel foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC).

Em abril de 2021, após intensas conversas com os diversos segmentos sociais e representantes de órgãos públicos, a guarda do imóvel passou ao Instituto Federal do Espírito Santo. Para conceituar o uso do espaço, de modo a combinar os anseios da sociedade com a expertise do Ifes, foram realizadas várias visitas e reuniões, além de uma Semana de Gestão e Inovação.

Nesse último evento, um grupo de representantes de vários segmentos contribuiu para a criação das bases norteadoras das futuras ações no espaço, postulando como missão “Impulsionar o ecossistema de inovação capixaba para transformar vidas”, atentando para a inserção da juventude no meio inovador e envolvimento da comunidade em ações que gerem oportunidades e renda.

A partir disso nasce a Cidade da Inovação, como uma plataforma de empreendedorismo e inovação voltada à dinamização da economia, tendo a integração, a sustentabilidade, a diversidade e a inclusão entre os seus valores.

Cidade da Inovação: um encontro da história com o futuro.

∆ Voltar para o topo

Programa de formação

A partir do trabalho desenvolvido na etapa de reuniões e visitas iniciais, em 2021, e na Semana de Gestão e Inovação, foi formulada a proposta do Programa de Formação e Capacitação para a Concepção e Implementação da Cidade da Inovação.

O programa está estruturado em seis eixos, com ações que serão desenvolvidas a partir de fevereiro de 2022 e se estenderão por cerca de dois anos para a implantação da Cidade da Inovação.

Veja abaixo as etapas:

Iniciado em fevereiro de 2022. Busca desenvolver competências, habilidades e atitudes dos servidores envolvidos para a elaboração do Planejamento Estratégico da Cidade da Inovação do Ifes. A intenção é ter um direcionamento claro do caminho a ser trilhado para chegar aos direcionadores estratégicos, objetivos, indicadores, metas, modelo de acompanhamento e principais iniciativas.

A proposta é realizar eventos em todas as unidades do Ifes, com a participação de toda a comunidade acadêmica do respectivo campus e do grupo de trabalho principal.

Realização de oficinas de trabalho participativas para a concepção da Cidade da Inovação.

Realização de oficinas de trabalho participativas para a implementação da Cidade da Inovação

Trabalha a estratégia que será adotada pela instituição para conectar e informar as pessoas sobre a Cidade da Inovação do Ifes

Série de capacitações ligadas a temas transversais e inerentes ao projeto da Cidade da Inovação, tais como: inovação, empreendedorismo, liderança, dentre outros.

∆ Voltar para o topo

Notícias

∆ Voltar para o topo

Documentos

Portaria SPU/ME nº10.069, de 18 de agosto de 2021 – Cessão de Uso
 
Relatório executivo – Semana de Gestão e Inovação

 Download da marca Ifes - Cidade da Inovação

 

Imagens

Semana de Gestão e Inovação

Visita da Associação de Moradores de Jardim da Penha

Fim do conteúdo da página