Página inicial > Notícias > Ifes apresenta projeto da Cidade da Inovação para jornalistas da Rede Gazeta

Ifes apresenta projeto da Cidade da Inovação para jornalistas da Rede Gazeta

Publicado: Sexta, 03 de Março de 2023, 15h59 | Última atualização em Segunda, 06 de Março de 2023, 14h30

Espaço pretende ser uma plataforma aberta de difusão da inovação e do empreendedorismo no ecossistema capixaba.

O reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Jadir Pela, apresentou, na terça-feira (28), o projeto da Cidade da Inovação a diretores e jornalistas da Rede Gazeta durante um almoço, realizado no Centro de Eventos e Treinamentos (CET) da rede de comunicação.

Participaram da apresentação os pró-reitores de Desenvolvimento Institucional, Luciano Toledo; de Extensão, Lodovico Ortlieb; e de Pesquisa e Pós-Graduação, André Romero da Silva; a chefe da Assessoria de Comunicação Social do Ifes, Lara Rios Bueno; o assessor técnico da Cidade da Inovação, Dennis Cazeli Ferreira; e o diretor de implantação dos campi Laranja da Terra e Pedro Canário, Wagner Poltroniere Entringer; além do consultor Peter Dostler, representante da Steinbeis-SIBE do Brasil – instituição parceira do Ifes para o planejamento estratégico da Cidade da Inovação.

A Cidade da Inovação funcionará nos antigos galpões do IBC, cedidos para o Ifes desde o mês de agosto de 2021. Até o momento foram realizadas somente atividades administrativas no local, mas em breve o espaço abrirá suas portas pela primeira vez para o público com a exposição "O Extraordinário Universo de Leonardo da Vinci” que será aberta ao público na próxima quarta (8), prometendo uma experiência imersiva pela vida e obra do maior gênio do Renascimento.

O incentivo à arte deve ser apenas uma das iniciativas da Cidade da Inovação. "Pensamos a Cidade da Inovação como um espaço democrático, aberto à sociedade, e voltado ao desenvolvimento do nosso Estado. Muito mais do que ser um espaço físico, o objetivo é ser uma plataforma que conecte as ideias à ação e o Ifes e nossos parceiros ao mundo", explicou o reitor do Ifes, Jadir José Pela.

"A Cidade da Inovação é uma escola de inovação que ensina as pessoas de forma diferenciada, muito focada no empreendedorismo e na inovação, mas também é um espaço de empreender, para quem já estão empreendendo e aqueles que querem empreender, que precisam de um espaço qualificado, que queiram se conectar com outros empreendedores. Resumindo, é um espaço onde as pessoas possam se conectar e estar permanentemente circulando e descobrindo outras ideias, outras pessoas, outros ambientes, outros empreendimentos", detalhou o consultor Peter Dostler.

A ideia é desenvolver projetos inovadores que articulam governo, indústria, academia e sociedade. A governança será feita por meio da participação de empresas, parceiros, sócios e stakeholders e a metodologia de gestão será baseada em tecnologias que favoreçam um ambiente gerador de ideias inovadoras.

Saiba mais sobre a Cidade da Inovação em: ifes.edu.br/cidade-da-inovacao.

Com informações da Rede Gazeta