Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Conab entrega chaves dos Galpões do IBC ao Ifes
Início do conteúdo da página

Conab entrega chaves dos Galpões do IBC ao Ifes

Publicado: Sexta, 30 de Abril de 2021, 19h00 | Última atualização em Sexta, 07 de Maio de 2021, 12h28

Agora, os serviços de portaria, manutenção e vigilância já são realizados pela Instituição.

Assinatura chaves IBC1

Representantes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), da Superintendência de Patrimônio da União no Espírito Santo (SPU/ES) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estiveram nos “Galpões do IBC”, em Jardim da Penha, na manhã desta sexta-feira (30), para a assinatura da documentação de entrega do imóvel pela Conab à SPU/ES e das chaves aos gestores do Ifes.

A partir desta data, os serviços de portaria, manutenção e vigilância do local passam a ser responsabilidade do Ifes. Após as assinaturas, servidores das três instituições reuniram-se num ato de transferência simbólica do patrimônio.

O reitor do Ifes, professor Jadir Pela, agradeceu  a compreensão da Superintendência, que “teve a sensibilidade para entender a importância da proposta feita pelo Ifes para a ocupação do imóvel”. Também lembrou o empenho do superintendente, Mauro Pavão Madureira, e da senadora Rose de Freitas, para o sucesso do acordo.

Dirigindo-se aos gestores e funcionários da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ele ressaltou que o Ifes pretende preservar a história do imóvel, que se confunde com a da própria ocupação da região onde está instalado. “Saibam que teremos muito zelo com o patrimônio e muita consideração por tudo que fizeram pelos produtores agrícolas capixabas a partir destes galpões”, ressaltou. Jadir ainda se colocou à disposição para parcerias futuras com a Conab na área de pesquisa e inovação com as cadeias produtivas do agronegócio.

O reitor lembrou ainda das conversas e da parceria com a Associação de Moradores de Jardim da Penha (AMJAP), e citou a existência de empresas de tecnologia e inovação que já existem no bairro, reafirmando que a transferência do patrimônio para o Ifes vai possibilitar o desenvolvimento de um polo cultural e tecnológico na região. “Temos certeza que vamos transformar ainda mais a vida de muitos capixabas através do ensino, da pesquisa e da extensão”, disse.

O representante da SPU/ES, Clezio Medeiros, superintentente substituto, destacou que a decisão de transferir os galpões para o Ifes atendeu a uma expectativa da sociedade capixaba. Ele lembrou que o projeto proposto pelo Ifes será revertido em ganhos econômicos e sociais de longo prazo. “A pandemia vai passar, a economia vai se reerguer e o que o Ifes vai deixar para a sociedade vai ficar”, lembrou.

O superintendente regional Interino da Conab, Kerley Mesquita de Souza, lembrou dos vários programas executados pelo Órgão ao longo dos anos, que muitas vezes garantiram abastecimento das cadeias produtivas rurais do Estado e de outras regiões do país. “Cuidamos de políticas que garantem preço mínimo ao produtor, de financiamento da produção e de abastecimento social, com montagem e distribuição de cestas básicas, por exemplo”. Ele também falou da satisfação em ser o Ifes a assumir o espaço. "Sabemos que sai uma instituição que beneficiou muitos capixabas, mas entra outra que vai continuar beneficiando, dessa vez com conhecimento, fundamental para que a sociedade tome as melhores decisões”, acrescentou.

A SPU e o Ifes celebraram, na última terça-feira (27), um contrato de Guarda Provisória, instrumento utilizado para garantir a proteção e manutenção do imóvel, antes de finalizado o processo de cessão.

Equipes da Reitoria e do Polo de Inovação do Ifes passaram todo o dia no local, acompanhando o final da desmobilização da Conab e coletando informações para agilizar o planejamento da mudança para o imóvel.

registrado em:
Fim do conteúdo da página