Página inicial > Notícias > Cidade da Inovação será tema de debate no ESX 2021

Cidade da Inovação será tema de debate no ESX 2021

Publicado: Quarta, 01 de Dezembro de 2021, 17h49 | Última atualização em Quarta, 01 de Dezembro de 2021, 18h20

Futuro dos "Galpões do IBC" será discutido em seminário realizado pelo Ifes em evento de Inovação que acontece na Praça do Papa

Os destinos da Cidade da Inovação, nome do imóvel onde funcionavam os "Galpões do IBC", em Jardim da Penha, estarão em discussão no evento Espírito Santo Innovation Experience - ESX 2021, que acontece entre os dias 2 e 5 de dezembro na Praça do Papa, em Vitória. O debate acontece nesta sexta-feira (3), às 10h30, no 5º Seminário Sys.terna, no auditório “Espaço Start” do encontro. A participação é gratuita e as inscrições são limitadas.

Inscreva-se aqui

O evento também será transmitido pelo Youtube, nos canais do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

A mesa de debatedores terá as presenças do reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Jadir Pela, do Secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha, e do Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Espírito Santo, Denio Arantes. A mediação será da diretora-geral do Campus Viana do Ifes, Regiane Teodoro Amaral. O imóvel da Cidade da Inovação foi repassado para o Ifes em agosto deste ano pela Superintendência de Patrimônio da União no Espírito Santo, mediante proposta de implantação de um Centro de Inovações no local.

O 5º Seminário Sys.terna é promovido pelo núcleo acadêmico Poiein e faz parte da das ações do Programa ES+Criativo no ESX. O Programa, que tem o objetivo de fortalecer a Economia Criativa capixaba, é coordenado pela Secult e conta com uma governança compartilhada entre 15 órgãos e instituições públicas do Espírito Santo, entre elas o Ifes. No ESX 2021, o ES+Criativo terá um estande próprio e também realizará ações nos demais espaços.

Post 2

Coletivos

O núcleo acadêmico Poiein desenvolve uma abordagem da Economia Criativa que considera e acolhe os coletivos organizados nos territórios (empresas, associações e outras organizações da sociedade civil, agrupamentos informais, etc.) como agentes de desenvolvimento local sustentável. Segundo essa leitura, o reconhecimento de suas tecnologias, inovações e metodologias é parte fundamental do sucesso da implementação de políticas públicas de base comunitária, em especial as voltadas para a economia criativa acionadas a partir de coletivos culturais.

O Poiein organiza e defende a realização de seminários metodológicos para o reconhecimento de ideias e pactuação de compreensões sobre temas com o propósito de subsidiar a fase de planejamento das políticas públicas. Entre eles está o Sys.terna, fundamentado na metáfora do “repositório aberto de conhecimento” e que debate os temas que estão na ordem do dia para os ecossistemas de inovação e a economia criativa.

O outro seminário metodológico é o “Agecx: Rede de competências e saberes coletivos”, que será realizado no Espaço ES+Criativo no ESX e tem o objetivo de reconhecer as metodologias de mobilização e ação dos coletivos para a constituição de uma rede compartilhamento de ações e projetos, apoiada na Rede Ifes.