Página inicial > Notícias > Ifes inicia planejamento estratégico da Cidade da Inovação

Ifes inicia planejamento estratégico da Cidade da Inovação

Publicado: Quarta, 02 de Fevereiro de 2022, 15h09 | Última atualização em Quarta, 02 de Fevereiro de 2022, 15h09

Ciclo de atividades de planejamento dará continuidade à construção do plano de ações da plataforma.

A plataforma “Cidade da Inovação”, que a sede funcionará no imóvel cedido ao Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) em Jardim da Penha, iniciará mais uma etapa de  planejamento e implementação a partir da próxima semana.

A ação, chamada “Programa de Formação e Capacitação para a Concepção e Implementação da Cidade da Inovação”, pretende, a partir de atividades de formação e de seminários nos campi do Ifes, entregar a concepção e as estratégias de implementação e de comunicação da plataforma. Também está prevista a capacitação da Rede Ifes para propor e realizar projetos a partir do referencial em inovação que a instituição passará a ter com o funcionamento do espaço.

O encontro para apresentação da metodologia e capacitação de gestores do Ifes que participarão da fase inicial do Programa acontecerá  nos próximos dias 7 e 8 de março, no Campus Cariacica. O cronograma de ações ainda será discutido e validado em reunião entre os dirigentes da Reitoria e dos campi do Ifes, e apresentado neste encontro inicial.

Semana da Gestão e Inovação

O início do  planejamento do espaço aconteceu em agosto de 2021, com representantes da sociedade, durante o evento “Semana de Gestão e Inovação: Conceituando o Centro de Inovações do Ifes”. Os encontros envolveram lideranças da sociedade, representantes de associações e de movimentos empresariais, além de representações de instituições públicas, da academia e do terceiro setor, que produziram um Relatório Executivo com um mapa conceitual do espaço e propostas para sua Governança.

O Programa de Formação e Capacitação para a Concepção e Implementação da Cidade da Inovação está dividido em eixos e etapas que serão desenvolvidas ao longo dos próximos 35 meses. Elaborado a partir de compromissos firmados pelo Ifes com a Secretaria de Patrimônio da União no Espírito Santo (SPU-ES) e das diretrizes estabelecidas no Planejamento Estratégico integrado ao Plano de Desenvolvimento Institucional do Ifes, o Programa  contará com a participação de representantes de toda Rede Ifes por meio de encontros e seminários presenciais e/ou telepresenciais. Além das visitas aos campi, estão previstas missões às empresas e outras organizações das localidades, bem como a capacitação de agentes do Ifes para o desenvolvimento de projetos nas diversas regiões do Espírito Santo, a partir do modelo de gestão preconizado pela Cidade da Inovação.

Cidade da Inovação

A Cidade da Inovação é uma nova unidade do Ifes, caracterizada como centro de referencia, que se constituirá como plataforma de empreendedorismo e inovação e como vetor para transformação e dinamização da economia. Trata-se de uma estratégia institucional complementar às ações atuais de ensino, pesquisa e extensão, voltada à potencialização dos resultados do Ifes, frente aos objetivos, características e finalidades do Ifes, conforme consta nos artigos 6º, 7º e 8º da Lei nº 11.892, de 2008.

O Ifes já concluiu a reforma da edificação que antigamente abrigava a gerência dos armazéns da Conab, logo na entrada principal dos galpões. Nessas instalações já se encontra em operação o Polo de Inovação Vitória, unidade do Ifes especializada em gestão de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação voltados à indústria de metalurgia, materiais e inteligência artificial.

Ifes inicia planejamento estratégico da Cidade da Inovação

Semana da Gestão e Inovação