Página inicial > Notícias > Ifes recebe representantes de segmentos artísticos e culturais nos Galpões do IBC

Publicado: Quarta, 26 de Maio de 2021, 13h56 | Última atualização em Quarta, 26 de Maio de 2021, 13h58

Visita contou com representantes de câmara técnica do Conselho Estadual e Cultura (CEC) e da Secult

IMG 0408 rRepresentantes da Câmara de Patrimônio Arquitetônico, bens móveis e acervos do Conselho Estadual de Cultura (CEC) e servidores da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) estiveram, na manhã desta terça-feira (25), no imóvel onde funcionavam os antigos galpões de armazenagem do Instituto Brasileiro do Café, conhecido como Galpões do IBC. O objetivo da visita foi o de apresentar as condições do espaço e as intenções do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), dando continuidade aos diálogos que a Instituição realiza para a conceituação do local. O imóvel teve seu tombamento provisório decretado pelo plenário do CEC.

Para o reitor do Ifes, Jadir Pela, a visita foi uma oportunidade de aproximação e de ampliação da escuta aos segmentos artísticos e culturais. “O Ifes tem a missão de fortalecer a ciência, com ênfase nas ciências aplicadas, a tecnologia, a inovação, a arte e a cultura”, explicou.

Ao descrever o projeto enviado à Superintendência de Patrimônio da União no Espírito Santo (SPU-ES), Jadir também destacou a expectativa da comunidade de Jardim da Penha com os usos do imóvel. “A ideia é fazermos aqui um Centro de Inovação, com laboratórios e outros espaços para projetos de empresas e de outras organizações da sociedade, além de estruturas de uso da comunidade, preservando os compromissos que estamos assumindo com a Associação de Moradores de Jardim da Penha (Amjap)”, disse.

O secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha, foi co-anfitrião da visita. “Já estive aqui na semana passada e achamos importante convidar alguns servidores da Secretaria e os membros da Câmara de Patrimônio Arquitetônico, bens móveis e acervos do CEC, para que nos ajudem a pensar as dinâmicas de ocupação deste espaço”, destacou.