Página inicial > Notícias > Ifes encerra VI Jornada de Integração

Ifes encerra VI Jornada de Integração

Publicado: Quinta, 24 de Novembro de 2022, 07h16 | Última atualização em Quinta, 24 de Novembro de 2022, 10h43

A edição de 2022 teve 607 trabalhos apresentados e mais de 50 horas de programação entre palestras, minicursos, rodas de conversa, mesas redondas, oficinas e atividades culturais

Dentro

A cerimônia de premiação da Feira de Ciências Norte Capixaba (Fecinc), no auditório do Campus Nova Venécia do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) marcou o final da VI Jornada de Integração do Ifes, que reuniu as iniciativas de Ensino, Pesquisa e Extensão da Instituição. Em 2022, a Jornada aconteceu em três etapas regionais: Sul, em Piúma; Central, em Cariacica; e Norte, em Nova Venécia.

Ao todo, o evento contou com a apresentação de 607 trabalhos de estudantes, professores e servidores técnico-administrativos do Ifes em ciência, tecnologia e inovação, além de projetos de iniciação científica de professores e alunos de escolas públicas e privadas do Espírito Santo. Também foram realizadas mais de 50 horas de programação entre palestras, minicursos, rodas de conversa, mesas redondas, oficinas e atividades culturais. Os eventos aconteceram entre os dias 17 e 23 de novembro e contaram com a participação de 22 unidades do Instituto. Mais de 4 mil pessoas participaram das atividades.

Em Piúma, a etapa regional Sul da VI Jornada de Integração aconteceu entre os dias 17 e 22 de novembro e reuniu os campi de Piúma, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Ibatiba e Venda Nova do Imigrante. Além da cerimônia de abertura, um dos destaques do evento foi a programação de atividades culturais, com muita música e a apresentação de um grupo de teatro.

A etapa da Região Central aconteceu em Cariacica, nos dias 17 e 18 de novembro e contou com uma intensa programação de oficinas temáticas, palestras, rodas de conversas e apresentações de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão. Ao todo, foram apresentados 230 trabalhos de Pesquisa e 73 trabalhos de Ensino e Extensão, dos campi Cariacica, Centro-Serrano, Santa Teresa, Serra, Viana, Vila Velha, Vitória e do Cefor. Durante o evento, aconteceu a terceira edição do Simpósio da Pós-graduação do Ifes, com a Mostra de Produtos Educacionais e Tecnológicos produzidos pelos Programas de pós-graduação da Instituição.

A etapa da Região Norte aconteceu em Nova Venécia e contou com a participação dos campi Nova Venécia, Aracruz, Barra de São Francisco, Colatina, Itapina, Linhares, Montanha, Nova Venécia e São Mateus, entre os dias 21 e 24 de novembro. A Feira de Ciências Norte Capixaba (Fecinc) foi um dos destaques da etapa, reunindo escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio de 16 municípios capixabas, que apresentaram 43 projetos de iniciação científica para jovens. Ao todo, cerca de 1500 pessoas passaram pelo evento ao longo dos três dias de atividades.

Durante a cerimônia de encerramento, os organizadores destacaram o desafio de fazer o evento de forma descentralizada e a retomada do seu caráter presencial, após as edições online durante a Pandemia de Covid-19.

O reitor do Ifes, Jadir Pela, agradeceu o empenho e envolvimento de praticamente todos os setores e unidades do Ifes para a realização de um evento desse porte e lembrou do sucesso na integração das atividades. Jadir Pela ainda apontou para a importância de aprimoramentos contínuos no modelo da Jornada. “Nosso desafio agora é integrar as atividades com as redes municipais e estadual, e com as escolas privadas, constituindo um grande movimento e assumindo nosso papel de protagonismo na promoção da ciência, da tecnologia, da inovação e do empreendedorismo”, destacou.

Assista ao vídeo da cerimônia de encerramento:

Wanderson Romão, diretor de Pesquisa do Ifes e presidente da comissão organizadora da Jornada aprovou o formato regionalizado. “Diminuímos os deslocamentos e com isso muito mais gente pôde participar”, lembrou. Ele também agradeceu a participação de todos no processo de construção da Jornada. “Todos, sem exceção, foram fundamentais para o sucesso desse evento”, disse.

A pró-reitora de Ensino do Ifes, Adriana Piontkovsky, defendeu o evento como um momento de formação integral dos estudantes. "A aula desses dias é apresentar trabalhos, é ver os trabalhos dos colegas, é fazer contatos, dançar com o Afrozumba, enfim, é viver a Jornada. Assim estamos cumprindo cada vez mais nosso papel institucional", lembrou.