Página inicial > Notícias > Integração entre os campi é destaque na etapa da Região Sul da Jornada

Integração entre os campi é destaque na etapa da Região Sul da Jornada

Publicado: Terça, 22 de Novembro de 2022, 14h38 | Última atualização em Terça, 22 de Novembro de 2022, 14h50

O evento proporcionou troca de ideias entre os estudantes dos campi da região.

jornada piuma dia 1

Promover a integração entre estudantes e servidores é um dos propósitos da VI Jornada da Integração do Ifes. E a proposta de regionalizar o evento nesta edição teve como objetivo aproximar os campi da mesma região e facilitar a participação de estudantes e servidores. Na Região Sul, a Jornada contou com a participação dos campi de Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Ibatiba e Venda Nova do Imigrante, além do Campus Piúma, que sediou o evento.

O ponto alto do evento ainda é a apresentação dos trabalhos realizados no âmbito da pesquisa, da extensão e do ensino. Ao todo, foram 132 trabalhos de pesquisa apresentados no formato de pôster e 11 trabalhos de ensino e extensão, apresentados no formato roda de conversa.

Para os estudantes, participar da Jornada presencialmente foi uma experiência nova. Muitos já haviam participado no formato on-line, em função da pandemia, e neste ano, pela primeira vez, puderam apresentar seu trabalho a colegas e servidores de outros campi.

É o caso do Gabriel Mendes de Souza, estudante do 3º ano do Técnico em Informática do Campus de Alegre. “Essa é a primeira vez que tenho a oportunidade de ir a outro campus e para apresentar o meu trabalho”, contou. Ele apresentou um projeto de desenvolvimento de um dispositivo microcontrolador para coleta de dados da água. “É uma experiência diferente que vou levar pro resto da minha vida como um incentivo para produzir mais ciência, fora a experiência de apresentar o meu projeto para várias pessoas”, afirmou o aluno.

Bruno Secchin Telles é aluno do 4º ano do Técnico em Eletrotécnica do Campus Guarapari. Ele e outros colegas gostavam de ficar no campus no contraturno e queriam trabalhar com algum projeto pois queriam aprender mais coisas além do currículo padrão. No projeto apresentado, Bruno e os colegas criaram um hexapod e aprenderam sobre código de programação de Arduino e impressão 3D, entre outros conteúdos. Ele compartilhou suas impressões sobre a jornada. “Foi mais do que eu esperava, pensei que ia ter menos projetos, não esperava que seriam tantos campi assim juntos. Com certeza, foi além da minha expectativa”, disse.

Para o avaliador Adriano Mesquita Oliveira, que é docente do Campus Guarapari, impressiona a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes. “Os trabalhos têm impactos reais na sociedade e nos agentes que circundam o Instituto e são de relevância para a melhoria da produtividade desses agentes. O Ifes mais uma vez mostra que tem a capacidade sim de mudar as realidades do seu entorno e que consegue, por meio desses projetos, trazer problemas que são gerados lá na comunidade para serem trabalhados aqui no Instituto e propor soluções razoáveis a eles”, enfatizou o professor.

Rayane Fagundes de Oliveira é aluna do 10º período de Engenharia de Pesca do Campus Piúma e apresentou um projeto sobre carpintaria naval, feito no estaleiro de Itaipava. “É bem legal poder apresentar pessoalmente o meu trabalho, mostrar a cultura de lá, da carpintaria naval”, contou. Ela também destacou a integração com os outros campi durante o evento: “pude observar os trabalhos de outros campi, de outras áreas, como informática e agrária, essa troca de informações tem sido bem interessante”, elogiou.

Encerramento da VI Jornada da Integração
As atividades da VI Jornada da Integração se encerram nesta quarta-feira (23), no Campus Nova Venécia. O campus sedia a etapa da Região Norte e também a Feira de Ciências Norte Capixaba (Fecinc). O encerramento da Jornada – que contará também com a premiação da Fecinc – terá transmissão pelo YouTube do Ifes.

Acesse o site jornadadeintegracao.ifes.edu.br.