Página inicial > Notícias > Última etapa da Jornada de Integração acontece em Nova Venécia

Última etapa da Jornada de Integração acontece em Nova Venécia

Publicado: Terça, 22 de Novembro de 2022, 20h34 | Última atualização em Terça, 22 de Novembro de 2022, 21h18

Intercâmbios de negócios, feira de ciências, palestras, rodas de conversas e atividades culturais tomam conta do campus do Ifes.

Fecinc cortada dentro

Começou nesta segunda (21) e vai até a quarta-feira (23), a terceira e última etapa da VI Jornada de Integração do Ifes. A programação acontece no Campus Nova Venécia do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e reúne as iniciativas em Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição na Região Norte do Espírito Santo. Além do campus anfitrião e dos campi Aracruz, Barra de São Francisco, Colatina, Itapina, Linhares, Montanha, Nova Venécia e São Mateus, participam, expondo seus projetos numa mostra científica, alunos e professores de escolas públicas e privadas de vários municípios do Estado.

As atividades começaram ainda na noite de segunda-feira, com o Intercâmbio de Negócios, no auditório do Campus. A intenção do encontro foi proporcionar um momento de diálogo sobre inovação, liderança e empreendedorismo dos diferentes setores empresariais da região.

Já nesta terça-feira (22), as atividades incluíram rodas de conversas, apresentações de trabalhos e as atividades da Feira de Ciências Norte Capixaba (Fecinc). Na parte da tarde, também aconteceu a palestra do diretor de Pesquisa do Instituto Tekoá, Eros Frederico da Silva, que desde 2016 implementa ações de educação científica. O Tekoá atua na formação e mobilização de interessados na promoção de eventos científicos para jovens, com o objetivo de contribuir com o acesso à ciência.

Assista ao vídeo da palestra:

Eros falou de sua experiência com a iniciação científica desde o ensino médio. “Fazendo ciência no Ensino Médio, eu aprendi a ser um melhor aluno na graduação. Eu não queria passar os 4 anos do ensino superior na sala de aula e não passei”, contou.

O palestrante, que também é embaixador da Brazil Conference at Harvard & MIT 2019, falou da transformação que as iniciativas em ciência provocaram em sua forma de ver o mundo; “O mais importante é que me fez entender que eu podia mudar a vida das pessoas”, disse.

Fecinc

Junto com as atividades da VI Jornada de Integração do Ifes, o Campus Nova Venécia recebe a Feira de Ciências Norte Capixaba (Fecinc), com apresentação de trabalhos. Além das iniciativas em Ensino, Pesquisa e Extensão dos campi do Ifes na região, a feira conta com a Mostra de Projetos Finalistas, formada por ações de iniciação científica de estudantes que estão no 8º ou 9º ano do ensino fundamental ou que estão cursando o ensino médio (regular ou técnico). As equipes, compostas por até 3 estudantes e um professor orientador, submeteram suas ações realizadas nos últimos 12 meses e foram selecionadas para a apresentação. Os finalistas têm a alimentação e hospedagem custeadas pela organização do evento.

Julia Silva Santos (15), Maria Eduarda Santos Viana (15) e Gabriel Freires dos Santos Oliveira (17) são finalistas da Mostra e estudantes da EEEFM Dr. Edward Abreu do Nascimento, que fica em Pedro Canário. Eles desenvolveram o “Fortalecimento na Aprendizagem da Matemática”, um projeto de apoio a outros alunos que possuem dificuldades em matemática, a partir de conteúdos disponibilizados em um formulário eletrônico do aplicativo Google Forms. De forma bastante simples, qualquer pessoa pode acessar o formulário com vídeos e explicações, e ainda responder questões, desenvolvendo uma trilha específica de aprendizagem.

Maria Eduarda conta que é a primeira vez que apresenta o projeto num evento científico. “Fui pega de surpresa, não sabia que seríamos selecionados. Estou sentindo um frio na barriga muito grande de ter que expor nossa iniciativa para tantas pessoas diferentes”, disse.

Matemática dentro

Gabriel Freires, Julia Silva e Maria Eduarda representam uma escola pública de Pedro Canário na Fecinc.

Lana Giulia de Paula, Vinícius Leite Loureiro e Isabela de Jesus Silva Souza são estudantes do Curso Técnico em Eletrotécnica do Campus São Mateus do Ifes e estão apresentando o “Programa de Instalações Elétricas Seguras nas Instituições de Apoio à Comunidade”. O objetivo do projeto é oferecer, a partir do apoio de alunos e professores do Ifes, conhecimento técnico adequado em elétrica predial para instituições comunitárias, como associações, escolas carentes e orfanatos, permitindo que possam adequar suas instalações às boas práticas em eletrotécnica.

O projeto prevê ainda parcerias com empresas, para aquisição de materiais elétricos adequados. O principal ganho está na segurança das instituições e seus frequentadores. “Muitas vezes a instalação elétrica desses prédios é feita de forma precária, por pessoas da própria comunidade que têm boa vontade, mas que não dominam completamente os conhecimentos técnicos necessários, ou às vezes as instalações são antigas e estão em más condições de preservação, gerando risco de incêndios, por exemplo”, explicou a estudante.

Eletrica dentro

Lana Giulia, Isabela de Jesus e Vinícius desenvolvem um projeto de extensão com a comunidade em São Mateus.

Lana também falou da sua experiência com a Fecinc: “é a primeira vez que participo de uma feira como essa, e estou tendo a oportunidade de acessar muitas coisas que nem imaginava que existiam. Nesses momentos, podemos ampliar nossos horizontes,e perceber que podemos tentar coisas maiores. Estou achando ótimo, uma experiência muito diferente”, explicou.