Página inicial > Notícias > Etapa da Jornada de Integração na Região Central teve 303 trabalhos apresentados

Publicado: Segunda, 21 de Novembro de 2022, 10h27 | Última atualização em Segunda, 21 de Novembro de 2022, 16h48

Estudantes que participaram comentaram sobre a oportunidade de conhecer a produção dos colegas e interagir.

A etapa da Região Central, da Jornada de Integração do Ifes, reuniu um total de 230 trabalhos de Pesquisa e 73 trabalhos de Ensino e Extensão, dos campi Cariacica, Centro-Serrano, Santa Teresa, Serra, Viana, Vila Velha, Vitoria e do Cefor. O evento foi o primeiro dos três que compõem a Jornada de Integração e aconteceu nos dias 17 e 18 de novembro, no Campus Cariacica. Houve, além da apresentação dos trabalhos, oficinas e palestras.

Estudantes e avaliadores comentaram sobre a oportunidade de se reunirem presencialmente após dois anos de Jornada on-line, devido à pandemia, e comemoraram o fato de poderem estar mais integrados.

A estudante de Pedagogia Luana Cavotti, do Campus Vila Velha, esteve na Jornada para apresentar sua pesquisa a respeito de livros didáticos utilizados na alfabetização de crianças. Esta foi sua terceira vez no evento - porém, a primeira participação presencial. “Estou achando interessante porque a gente vê muitos projetos de perto. Eu não imaginava que tinha tantas outras áreas com trabalhos sendo desenvolvidos”, comentou.

Para Micaelly Nascimento Fudcheller, que faz o técnico integrado em Química, no Campus Vila Velha, foi a primeira participação na Jornada. “Eu vim para ver os trabalhos dos colegas. Inclusive tem estande do meu campus. Teve várias coisas que eu ainda não tinha tido um contato tão grande, fui ver as empresas juniores. Foi muito legal.”

As empresas juniores dos campi da Região Central tiveram um estande conjunto no evento para apresentar seu trabalho. O presidente da Empresa Júnior de Engenharia de Produção (Enpro) do Campus Cariacica, Kelmen Nunes, elogiou a oportunidade de interação. “A gente fica sabendo o que está acontecendo com outros que também são da Extensão, tem essa conexão com outras empresas que pode trazer bons frutos no futuro. Estamos apresentando juntos, então isso aumenta nossa união”.

O professor Erivelto Fiorese, que é da área de Gestão, do Campus Cariacica, avaliou que os trabalhos apresentados tiveram muita qualidade e que, além disso, o evento é um estímulo para os estudantes se envolverem com as atividades de Pesquisa e Extensão. ”Tem muita coisa com potencial para virar produto, para fazer a ciência andar. Esse evento motiva o estudante a sair do lugar comum. Grupos de estudantes já me abordaram querendo saber se podem entrar num projeto de iniciação científica. A Jornada estimula isso”, contou.

O professor de Matemática Alex Mofardini Ramos, que é do Campus Viana e participou como avaliador, também avaliou positivamente a realização do evento. “Os trabalhos estão bem desenvolvidos e as atividades do evento estão bem organizadas. A gente precisava disso depois do período de pandemia, o retorno está sendo maravilhoso. É um evento bastante rico para o aluno, que tem contato com temas diversos e vai além da sala de aula”, reforçou.

Confira imagens da Jornada de Integração - Região Central.

Região Sul
A Jornada de Integração segue na Região Sul, cuja sede é o Campus Piúma, nesta segunda (21) e terça-feira (22), Participam os campi de Alegre, Cachoeiro, Guarapari, Ibatiba, Piúma, e Venda Nova.

Já nos dias 22 e 23, será realizada a última etapa, em Nova Venécia. O encerramento terá transmissão ao vivo pelo YouTube do Ifes, a partir das 13h30.