Página inicial > Conselhos e Comissões > Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos

Publicado: Sexta, 30 de Novembro de 2018, 16h49 | Última atualização em Segunda, 16 de Agosto de 2021, 17h37

Índice de Artigos

COMUNICADO

Devido ao estado de emergência de saúde pública decorrente do coronavírus (COVID-19), as atividades administrativas do CEP serão desenvolvidas de forma remota, e o atendimento presencial ao público externo está suspenso. Durante este período o contato deverá ser realizado através dos e-mails: etica.pesquisa@ifes.edu.br ou secretaria.cep@ifes.edu.br.

Orientações da CONEP para condução de pesquisas e atividades dos CEPs durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19)

O Comitê
O Comitê de Ética em Pesquisa do Ifes (CEP/Ifes) é encarregado da avaliação ética dos projetos de pesquisa que envolvem seres humanos como sujeito participante da pesquisa. São encaminhados para o CEP/Ifes os projetos que contam com a participação de pesquisadores e estudantes do Ifes, ou de instituições que mantenham convênio científico com o Ifes.

A avaliação ética dos projetos de pesquisa consideram o interesse dos participantes da pesquisa serem respeitados em sua integridade e dignidade, de forma que a pesquisa seja desenvolvida dentro dos padrões éticos científicos. Para tal finalidade, são emitidos Pareceres Consubstanciados, que consideram as possíveis consequências das atividades de pesquisa desenvolvidas sobre o bem-estar geral e direitos fundamentais dos indivíduos e populações-alvo do estudo.

O CEP/Ifes é um colegiado interdisciplinar e independente, vinculado operacionalmente à Reitoria do Ifes. Possui papel deliberativo, consultivo e educativo, fomentando a reflexão ética sobre a pesquisa científica. O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Ifes (CEP/ifes) é registrado na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde (CONEP/CNS/MS) desde setembro de 2009.

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Ifes