Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Conselhos e Comissões > Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos
Início do conteúdo da página

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP)

Publicado: Sexta, 30 de Novembro de 2018, 16h49 | Última atualização em Segunda, 06 de Novembro de 2023, 14h18

Índice de Artigos

COMUNICADO: Devido ao recesso, no mês de janeiro as atividades do CEP estarão paralisadas. Os projetos encaminhados até o dia 27/12/2023 serão analisados durante as reuniões previstas para fevereiro de 2024.

O Comitê

O Comitê de Ética em Pesquisa do Ifes (CEP/Ifes) é encarregado da avaliação ética dos projetos de pesquisa que envolvem seres humanos como sujeito participante da pesquisa. São encaminhados para o CEP/Ifes os projetos que contam com a participação de pesquisadores e estudantes do Ifes, ou de instituições que mantenham convênio científico com o Ifes.

A avaliação ética dos projetos de pesquisa consideram o interesse dos participantes da pesquisa serem respeitados em sua integridade e dignidade, de forma que a pesquisa seja desenvolvida dentro dos padrões éticos científicos. Para tal finalidade, são emitidos Pareceres Consubstanciados, que consideram as possíveis consequências das atividades de pesquisa desenvolvidas sobre o bem-estar geral e direitos fundamentais dos indivíduos e populações-alvo do estudo.

O CEP/Ifes é um colegiado interdisciplinar e independente, vinculado operacionalmente à Reitoria do Ifes. Possui papel deliberativo, consultivo e educativo, fomentando a reflexão ética sobre a pesquisa científica. O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Ifes (CEP/ifes) é registrado na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde (CONEP/CNS/MS) desde setembro de 2009.

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 h

Contatos:
Telefones: (27) 99286-3660 e 27 3357-7518
E-mails: etica.pesquisa@ifes.edu.br e secretaria.cep@ifes.edu.br

Endereço: Av. Rio Branco, nº 50 – Santa Lúcia – Vitória – ES – CEP: 29056-255

 
Coordenador
Alexandre Krüger Zocolotti 

Vice-Coordenador
Maurício Soares do Vale

Secretária
Elizabeth Schneider Motta

Composição dos membros  

Regimento Interno 

registrado em:
Fim do conteúdo da página