Página inicial > Notícias > Campus Venda Nova do Imigrante inaugura novos espaços para ensino, pesquisa e extensão

Publicado: Terça, 29 de Março de 2022, 12h14 | Última atualização em Quarta, 30 de Março de 2022, 09h54

Prédio do projeto Coffee Design e Espaço de Convivência Estudantil tiveram suas placas descerradas nesta sexta-feira (25)

Jadir Espaço de Vivência

O Campus Venda Nova do Imigrante do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), realizou, na manhã desta sexta-feira (25), duas solenidades de descerramento de placas de novas estruturas, cujas obras foram finalizadas recentemente.

No Bloco II, aconteceu a inauguração do O Espaço de Convivência Estudantil, um ambiente com equipamentos para suporte aos alunos, em especial aos que precisam passar o dia todo na escola. A nova estrutura conta com mesas e cadeiras, lavabos, geladeiras e fornos de microondas, para que os alunos possam armazenar, aquecer e realizar suas refeições.

A solenidade contou com as falas da diretora-geral do campus, Maíra Maciel Mattos de Oliveira, do reitor do Ifes, Jadir José Pela, da diretora de ensino do Campus, Eliane Oliveira Lorete, da pró-reitora de Ensino do Ifes, Adriana Piontkovsky Barcellos,e do ex-diretor-geral Aloísio Carnielli, que esteve no cargo quando os espaços foram planejados. O descerramento aconteceu após a cerimônia em homenagem ao servidor, que se aposenta no final de março

Jadir Pela lembrou que o espaço foi uma demanda apresentada pelos estudantes durante o projeto “Reitoria Itinerante”, que esteve no Campus em 2018. “Ainda antes da pandemia, os colegas de vocês reivindicaram este espaço, que agora entregamos com muito orgulho”, lembrou.

Jadir pediu aos servidores uma dedicação especial aos alunos que ficaram afastados das salas de aulas, durante as atividades pedagógicas não-presenciais do Ifes. “Fizemos um esforço enorme para não pararmos e deixarmos nossos alunos sem atividades, e isso foi muito importante. Agora é a hora de intensificarmos a formação desses mesmos estudantes, para não deixarmos que o fato deles terem ficado afastados das salas de aulas os prejudiquem”, lembrou.

Segundo a pró-reitora de Ensino, os espaços de vivência são determinantes para o sucesso da política de permanência e êxito implementada na instituição. “O Ifes considera que todos os seus espaços são educativos, pois valorizamos a vivência como elemento fundamental da formação integral de nossos estudantes”, explicou.

Coffee Design

Em seguida, aconteceu a inauguração do prédio do projeto Coffee Design, também no terreno do Campus. A estrutura conta com 16 salas voltadas para ofertas de cursos, prestação de serviços, realização de análises e processamento de amostras de café. Entre os espaços estão os laboratórios de cromatografia, análise físico-química e análise sensorial; um espaço de torrefação; salas de aulas; escritório de projetos e uma cafeteria.

Coffe Design inauguração

O ex-diretor Aloísio Carnielli fala aos presentes, ao lado de Maíra Maciel, Lucas Louzada e Eustáquio de Castro.

Além dos dirigentes do Ifes, participaram os coordenadores do projeto e representantes de produtores e parceiros de diversas instituições. O reitor do Ifes, Jadir José Pela, fez questão de agradecer ao empenho de todos para que os laboratórios fossem implementados. “Não podemos deixar de agradecer ao deputado federal Evair de Melo, que destinou recursos de emendas parlamentares para a realização dessa obra e aquisição de equipamentos”, lembrou.

O coordenador do projeto, professor Lucas Louzada, agradeceu aos presentes e também falou da importância das parcerias. “Quando fomos procurados pelo professor Eustáquio de Castro, da Universidade Federal do Espírito Santo, este espaço ainda era um sonho. E hoje, ao vermos ele implementado, só temos a agradecer a todos que desde o começo se envolveram, como o Sicoob, a Coagriel, a Fapes, a Ufes, a Universidade de Viçosa, o Incaper, e tantos outros", recordou.

Também presente na inauguração, o diretor Técnico-Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), Celso Alberto Saibel Santos, destacou a importância dos recursos destinados às pesquisas para o desenvolvimento do Espírito Santo. “Ao contrário daqueles que tratam como gastos, nós tratamos esses recursos como investimento, que tem benefício direto para a sociedade capixaba”, disse.

Já o representante do deputado federal Evair de Melo, João Ricardo Moreno, destacou os esforços do parlamentar, mas também lembrou da importância em destinar recursos ao Ifes. “Além de aprovar no orçamento, temos depois que liberar os recursos e viabilizar a aplicação, num trabalho contínuo, que tem o Ifes como grande parceiro. Sabemos que cada centavo investido pelo deputado no Ifes será muito bem aplicado, gerando muito retorno para a sociedade”, explicou.

Em sua fala, o presidente do Sicoob Sul-Serrano, Cleto Venturim, destacou a importância das iniciativas coletivas para o desenvolvimento regional. “Entender o café para além de uma commoditie, capaz de deixar valor aqui na região é uma missão que temos cumprido nessa parceria”, disse.