Página inicial > Notícias > Campus Venda Nova do Imigrante realiza cerimônia em homenagem a ex-diretor-geral

Publicado: Terça, 29 de Março de 2022, 12h08 | Última atualização em Quarta, 30 de Março de 2022, 09h55

Servidores e amigos participaram da despedida de Aloísio Carnielli, que se aposenta após 45 anos na Instituição.

Servidores, alunos e amigos do professor e ex-diretor do Campus Venda Nova do Imigrante, Aloísio Carnielli, estiveram reunidos em solenidade nesta sexta-feira (25), para homenageá-lo. A cerimônia aconteceu no auditório do Campus, e contou com um momento cultural, falas de dirigentes e de amigos de Carnielli, que se aposenta após 45 anos de serviços no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

A cerimônia começou com a apresentação do cantor e compositor Carlos Bonna, servidor aposentado do Ifes, que relembrou músicas que fez quando ainda era docente da então Escola Técnica Federal do Espírito Santo (ETFES). Ele apresentou algumas canções, entre elas “Lêro Lêro (Você pode chegar lá)”, composta pelo próprio, em 1982, para a formatura dos estudantes daquele ano. “Eu tinha a tarefa de fazer uma apresentação e resolvi escrever uma música entre as aulas de desenho técnico que ministrava”, lembrou. Ele também apresentou a “Marcha Eteviana”, composta por Jair Marino e musicada por Maria Penedo, em 1946.

Assista à cerimônia:

Em seguida, os dirigentes que compuseram a mesa de honra da cerimônia puderam falar sobre a despedida de Aloísio do quadro de servidores ativos do Ifes. O presidente da Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante, Márcio Antônio Lopes, agradeceu a todos que se empenharam para a chegada da unidade. O vice-prefeito da cidade, Tarcísio Botacin, aproveitou para parabenizar o professor por sua trajetória no serviço público. “É de mais homens e mulheres assim que precisamos”, disse.

Entre os dirigentes do Ifes, o reitor Jadir José Pela falou da alegria em participar da homenagem. “Carnielli passa ser um servidor nosso aposentado, e deixa um legado aos mais jovens. Saiba que toda a nossa instituição é muito grata por sua atuação em vários momentos importantes de nossa história”, disse o reitor, referindo-se às atuações do professor como diretor dos campi Vitória, Cachoeiro de Itapemirim e Venda Nova do Imigrante.

Carnielli e Jadir

Jadir Pela (esq.) e Aloísio Carnielli se abraçam após a fala do reitor. Crédito: Ifes/Reitoria

A diretora-geral do Campus, Maíra Maciel Mattos de Oliveira, também destacou a importância de Carnielli na atenção aos mais jovens. “Carnielli teve uma atuação primordial para nosso campus e temos muito a agradecê-lo”. Ela lembrou que o perfil do professor não permite que ele deixe de trabalhar como educador. “Tenho certeza de que o encerramento desse ciclo é o começo de outros”, disse.

O diretor da Câmara Municipal de Venda Nova, Marcos Grilo, foi o presidente da Câmara durante a implementação do Campus, e lembrou das idas e vindas à Brasília. “Foi um período em que vencemos muitos obstáculos, pois todo o dia tinha uma providência a ser tomada”, lembrou. Ele relembrou da história de uma promessa a Santo Expedito, que marcou a história da implantação da unidade. “Tecnicamente tínhamos a certeza de que teríamos o campus, mas chegou um momento em que não estávamos no rol da expansão, e apelamos para a fé”, contou.

A cerimônia contou ainda com convidados do tempo em que Aloísio Carnielli estudou no “Seminário do Imaculado Coração de Maria”, no então distrito de Marilândia, hoje município do Espírito Santo. O colega Rosalvo Marcos Bragatto conduziu o momento, que teve como ponto alto a presença da professora Maria Ferreira, chamada pelo professor homenageado e pelos colegas presentes de “Professora Mariinha”.

Carnieli e Profa Mariinha

Emocionado, Aloísio Carnielli recebe a professora Maria Ferreira, a Mariinha. Crédito: Ifes/Campus Venda Nova do Imigrante

Após as falas, um vídeo com depoimentos de servidores e ex-servidores do Ifes foi exibido aos participantes. Ao final,o vídeo dos pais de Aloísio emocionou a todos os presentes. O encerramento ficou por conta do próprio servidor, que agradeceu as homenagens e disse estar muito feliz. Carnielli se disse surpreendido com os detalhes da homenagem. “O pessoal da velha guarda da Escola Técnica eu até imaginava, mas trazer os colegas do Seminário e a professora Mariinha foi muito forte”, falou. Ele também agradeceu o reconhecimento do trabalho desenvolvido nos últimos 45 anos. “A gente dizer que fez um bom trabalho é muito fácil, agora quando isso é dito pelos outros, é sinal de que há um reconhecimento verdadeiro”, disse.

Após a cerimônia, os presentes participaram de solenidades de inaugurações de duas novas estruturas do Campus.