Página inicial > Notícias > Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos seleciona membros titulares

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos seleciona membros titulares

Publicado: Quarta, 10 de Março de 2021, 13h29 | Última atualização em Terça, 16 de Março de 2021, 10h17

São quatro vagas destinadas a servidoras efetivas do Ifes.

O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) seleciona quatro novos membros titulares para compor o colegiado. As vagas são destinadas, obrigatoriamente, a mulheres em função da atual necessidade de paridade do comitê conforme a Resolução CNS/MS 466/2012. Acesse o edital.

As inscrições vão de 15 de março a 9 de abril, por meio de formulário de inscrição disponível em forms.gle/BDptCy9nQy1y4VNV8. Para participar, é preciso ser servidora do quadro efetivo do Ifes, ativa ou aposentada, nas áreas indicadas no edital; ter currículo cadastrado e atualizado na base de dados da Plataforma Lattes do CNPq; e não exercer atividade de pesquisa em desacordo com as normas do CEP.

As vagas estão distribuídas da seguinte forma:
- 1 vaga para docente da área de Ciências Humanas e Sociais do quadro efetivo do Ifes, com titulação mínima de mestre em áreas afins.
- 1 vaga para docente, com titulação mínima de doutora.
- 2 vagas para técnicas administrativa em Educação (TAE) do quadro efetivo do Ifes, com titulação mínima de mestre.

Uma das vagas deverá ser preenchida por uma profissional que seja membro do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) de seu respectivo campus ou atue diretamente com a atividade listada, na coordenadoria ou pró- reitoria em que está lotada. A seleção acontecerá por meio de avaliação de currículo. Mais informações sobre a seleção podem ser obtidas pelo e-mail etica.pesquisa@ifes.edu.br.

O mandato das selecionadas é de três anos, sem remuneração, com carga horária prevista de, no mínimo, 4 horas e no máximo 6 horas semanais para dedicação às atividades do comitê. As despesas com diárias são mantidas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e o transporte deverá ser providenciado pelo campus no qual a servidora está lotada.

O CEP foi instituído pela Resolução Cepe 07/2007, de 27 de agosto de 2007, e é um colegiado interdisciplinar e independente de caráter consultivo, deliberativo e educativo, que tem o objetivo de identificar, analisar, avaliar e divulgar os princípios éticos das pesquisas científicas envolvendo seres humanos, submetendo-se ao que determina a Resolução Nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde. Mais informações sobre o papel do CEP, atribuições dos membros e calendário de reuniões, assim como outras orientações, estão disponíveis na página do CEP.