Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar
Início do conteúdo da página

Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar

Publicado: Terça, 29 de Outubro de 2019, 17h54 | Última atualização em Quarta, 30 de Outubro de 2019, 17h02

Confira algumas das ações que promovem o conhecimento literário além da sala de aula nos campi do instituto.

Quando pensamos em literatura, logo nos vem à mente a disciplina que estuda os movimentos literários ao longo da história, como o romantismo e o modernismo. Entretanto, seu papel vai muito além do conhecimento teórico em sala de aula. Como toda arte, ela é fundamental na construção da identidade e do sujeito enquanto cidadão, pois possibilita a reflexão e desperta sentimentos e afetos muitas vezes desconhecidos dentro de nós.

É pensando nisso que o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) promove ações que envolvem a produção literária e estimulam a criatividade em seus campi. Durante todo o ano letivo são realizadas feiras, projetos de extensão e atividades que têm a literatura como pano de fundo.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do Campus Colatina, Lília Márcia de Alvarenga, os projetos literários vem fazendo diferença na comunidade escolar ao longo dos anos. “Nosso objetivo principal é despertar o interesse na leitura não só dentro do campus, mas também fora dele. O conhecimento da literatura leva os estudantes a serem multiplicadores dessa arte e acaba por estimular a escrita também”, afirma.

Para a professora Eliane Dias, do Campus Cariacica, o contato com a literatura serve como uma válvula de escape para os estudantes. “Eles têm pouco espaço de expressão individual e os projetos abriram oportunidade para que eles falassem a partir das experiências com o mundo literário, especialmente em momentos que os percebemos com níveis de ansiedade muito grande, já que são muito cobrados. A literatura ajuda também no compartilhamento de experiências estéticas e humaniza os estudantes”, conta.

Confira algumas das atividades literárias realizadas nos campi do Ifes:

aracruz 1

Campus Aracruz

O Campus Aracruz promove o Mural do NAC, um espaço cultural que envolve cerca de dez alunos por edição mensal. O mural desenvolve um tema por vez e os alunos produzem material autoral como poemas, resenhas, contos, além de sugestões de filmes, livros e músicas.

Campus Cariacica
Na última semana, entre os dias 24 e 26 de outubro, aconteceu, no Campus Cariacica, a Feira Literária de Cariacica (Flicari). Em sua segunda edição, o evento que é gratuito e aberto ao público, teve como tema a “Literatura e Rock”. A programação contou com palestras, apresentação litero-musical, música ao vivo, mesa-redonda com escritores, entre outras atrações.

Além da feira, o campus também realiza o projeto de extensão “Nas Redes da Poesia”, que tem como objetivo promover a leitura e a produção de poemas entre os estudantes do campus e da escola estadual Maria Penedo. O projeto aproxima os participantes das duas instituições e incentiva o trabalho diferenciado com o texto literário, relacionando o poema com gêneros como a música, a pintura e o teatro, por exemplo.

Campus Cachoeiro de Itapemirim
No mês de julho o Campus Cachoeiro de Itapemirim realizou o evento "Prosa, poesia e café", com participação do compositor, músico e escritor Gilberto Garcia. A ação foi organizada pelos alunos do 3º ano do curso técnico em Eletromecânica, como resultado das aulas de Literatura e apoio do Núcleo de Arte e Cultura do campus.

Campus Centro-Serrano
O Campus Centro-Serrano promoverá, entre os dias 28 e 30 de outubro, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Durante os dias de evento serão realizadas atividades culturais relacionadas a literatura, leitura e artes, envolvendo toda a comunidade interna e externa. Como parte das comemorações também será realizado o I Concurso Literário, com o objetivo de promover a criatividade, a cognição e a expressão por meio da valorização da escrita e da produção literária.

Campus Colatina
O Campus Colatina realizou no ano passado, durante a VI Semana de Arte e Cultura, o projeto Livro Livre. Com o objetivo de incentivar o hábito da leitura na comunidade interna e externa, foram deixados livros pelo campus e em vários pontos da cidade, para que estudantes e moradores pudessem levá-los para casa e, posteriormente, devolver as literaturas ou colocar outras no lugar.

Neste ano, durante a VII Semana de Arte e Cultura, foi realizado o projeto Literatura em Rede. A ação consistiu na distribuição de literaturas penduradas pelo teto e na disponibilização de redes nos espaços comuns do campus para uso livre da comunidade.

O campus realiza ainda, desde 2017, o cantinho de troca de livros. O projeto, desenvolvido por estudantes do curso técnico em Meio Ambiente, consiste na disponibilização de uma estante de livros como forma de incentivo a troca de literaturas entre a comunidade escolar.

colatina 7

Campus Guarapari
O campus promove o evento “Sarau Ruínas”, em parceria com o coletivo local "Sinestesia – Criatividade Coletiva", realizado nas ruínas da Igreja Nossa Senhora da Conceição. Em 2019 foi realizada a 4ª Edição do evento, que contou com exibição de audiovisual, teatro, apresentação circense, música, entre outras atividades na área de arte e cultura. Além de participarem na montagem e execução do evento, os alunos do Campus Guarapari também levaram o projeto de astronomia "See Astronomy" como parte da programação.

Além do Sarau, também são realizados a Feira de Troca de Livros e o Concurso de Poesias, promovidos pela biblioteca do campus. Ambas ações são estendidas à Associação Crescer com Viver, onde são entregues livros infantis literários, recebidos durante o ano como quitação de multa, no evento chamado Baú Itinerante (ação acontece em comemoração ao dia da leitura, 12 de outubro). Uma edição da Feira acontece no campus, assim como o concurso de poesias que conta com a participação de integrantes da associação.

Campus São Mateus
O campus é responsável pelo projeto de extensão "Releitura da obra O Uraguai de Basílio da Gama em diálogo com a cultura guarani na pós-modernidade”, realizado desde 2015 com os alunos dos segundos anos dos cursos técnicos em Mecânica e Eletrotécnica e envolve as disciplinas de Literatura Brasileira I e Geografia I. O projeto integra os conteúdos "Arcadismo Brasileiro: estudo da obra literária O Uraguai de Basílio da Gama", analisando a partir da obra o seu contexto histórico e suas as características estéticas. Em Geografia, ocorre o estudo do Espaço e Sociedade. Após essa abordagem, os alunos assistem ao filme "A missão", estabelecendo um diálogo com o poema épico, percebendo os pontos de vista diferentes das duas narrativas. Como culminância, é feita uma visita à Aldeia guarani "Três Palmeiras" em Aracruz-ES, onde o alunos têm contato com uma outra cultura, observando e analisando como vivem os guaranis atualmente. Posteriormente, são feitas produções de relatos e relatórios técnicos sobre a visita pelos alunos.

O campus também realiza o "Sarau de Poesia", desenvolvido na disciplina de Literatura Brasileira II. O projeto já completou sua quinta edição e envolve alunos dos segundos anos dos cursos Técnicos em Mecânica e Eletrotécnica integrados ao Ensino Médio e escritores mateenses. O conteúdo abordado são as três gerações da poesia do Romantismo Brasileiro. Após o estudo desse assunto em sala de aula, os alunos produzem poemas sobre as temáticas estudadas nos poemas, adequando-as ao contexto atual. Como culminância do projeto, ocorre o Sarau de Poesia, quando os alunos declamam os poemas produzidos com acompanhamento musical, com a presença de um poeta mateense, o qual fala sobre sua trajetória literária.

Além desses, é realizado ainda o projeto de ensino "Tribuna-Ifes: o jornal na sala de aula", que integra Língua Portuguesa, Inglês, Hidráulica e Pneumática e Eletrônica de Potência. O projeto já completou sua quinta edição e envolve alunos dos quartos anos dos cursos técnicos em Mecânica e Eletrotécnica integrados ao Ensino Médio. Inicialmente, os alunos pesquisam sobre os gêneros textuais de jornais e revistas, apresentando o conhecimento adquirido em forma de seminário, em seguida, assistem a um filme e debatem sobre sua função, intervenção e poder do Jornalismo na sociedade. Ao final, os estudantes realizam a montagem de um jornal que circula no campus e são levados para uma visita de estudos ao jornal A Tribuna, em Vitória.

Campus Venda Nova do Imigrante
O Campus Venda Nova do Imigrante promove, desde março, o projeto de extensão “Sociedade Epicureia – Clube de Leitura Literária”. O projeto é um clube de leitura que se reúne periodicamente para compartilhar impressões de leituras e trocar ideias sobre obras literárias. Seu objetivo é estimular o hábito da leitura entre a comunidade externa, por meio da socialização e da experiência da leitura literária, além de oferecer um espaço de formação complementar à formação acadêmica aos estudantes de Letras.

O campus realiza ainda o projeto “Reprise” Intervenções Culturais, que acontece uma vez ao mês com objetivo promover e fomentar a cultura e as diversas manifestações artísticas na cidade de Venda Nova do Imigrante e região. De caráter independente e de proposta itinerante, o Reprise é uma mistura de cinema, arte, música e poesia que abre espaço para diversas manifestações artísticas e culturais. Além disso, o projeto cria oportunidade para debates, compartilhamento de conhecimentos e difusão de boas e construtivas ideias.

venda nova 7

Campus Vila Velha
A VII Semana do Livro e da Biblioteca será realizada entre os dias 29 de outubro e 1° de novembro, com o tema: “Preservar para Utilizar”. Sua programação contará com oficinas, minicursos e exposição de livros, além de um sorteio de bolsas personalizadas. Será emitido certificado aos participantes dos cursos ofertados. Acesse a programação completa do evento.

Campus Vitória
O campus realizará, entre os dias 4 e 8 de novembro, a Semana do Livro e da Biblioteca. O evento faz parte da Semana Integrada da Consciência Negra, Educação Para a Vida, Humanidades, Livro e Biblioteca do Campus Vitória e terá o tema "Enfrentamento ao racismo estrutural/institucional e preconceitos no Ifes, na sociedade e na vida: reflexões necessárias e proposições urgentes". A programação contará com projetos, apresentação e exposições que serão abertas ao público.

A Biblioteca do campus promoverá ainda a Campanha Bibliotecas Solidárias, que terá início no dia 4 de novembro (junto com a Semana da Biblioteca) e se estenderá até o dia 20 de dezembro. Durante a campanha, os valores de multa por atraso poderão ser convertidos em doação de alimentos não-perecíveis que serão destinados ao Centro Comunitário Maria Clementina Veloso dos Santos, das comunidades de Ilha de Santa Maria e Monte Belo.

Cultura no Ifes
Os Núcleos de Arte e Cultura (NAC) são responsáveis por desenvolver localmente a política cultural do Ifes, através do reconhecimento da diversidade cultural e da multiplicidade de expressões culturais, propiciando a democratização do acesso aos meios de fruição, produção e difusão cultural. Presentes nos campi, os núcleos elaboram, executam, promovem, acompanham e apoiam a realização de ações de arte e cultura, em parceria com os demais setores do Ifes e a comunidade externa, promovendo a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

Esta matéria faz parte de uma série de notícias promovidas pela Assessoria de Comunicação Social e pela Secretaria de Cultura e Difusão com objetivo de dar visibilidade as atividades culturais realizadas no Instituto. Já foram abordados teatro, festas multiculturais, música e audiovisual e até o final do ano teremos ainda cultura popular e artes plásticas para que conheçam mais do que acontece no Ifes.

Acesse:
Fotografia e cinema mudam a dinâmica das salas de aula
Cultura no Ifes: bandas e orquestras estimulam a criatividade e a socialização
Cultura no Ifes: atividades musicais promovem benefícios que vão além das apresentações
Festas multiculturais celebram arte, cultura e educação nos campi do Ifes
Ifes em cena: teatro é ferramenta para educação e inclusão nos campi 

Cultura no Ifes...
Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar
Cultura no Ifes...
Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar
Cultura no Ifes...
Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar
Cultura no Ifes...
Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar
Cultura no Ifes...
Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar
Cultura no Ifes...
Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar
Cultura no Ifes...
Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar
Cultura no Ifes...
Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar
Cultura no Ifes...
Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar
Cultura no Ifes...
Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar
Cultura no Ifes...
Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar
Cultura no Ifes...
Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar
Cultura no Ifes...
Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar
Cultura no Ifes...
Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar
Cultura no Ifes...
Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar
Cultura no Ifes...
Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar
Cultura no Ifes...
Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar
Cultura no Ifes...
Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar
Cultura no Ifes...
Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar
Cultura no Ifes...
Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar
Cultura no Ifes...
Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar
Cultura no Ifes...
Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar
Cultura no Ifes...
Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar
Cultura no Ifes...
Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar
Cultura no Ifes...
Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar
Cultura no Ifes...
Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar Cultura no Ifes: projetos literários estimulam a criatividade e a reflexão no ambiente escolar

Imagens enviadas pelos servidores dos campi de Aracruz, Cariacica, Colatina, Guarapari, Venda Nova do Imigrante e Vila Velha.
Imagens do Campus Vitória: Coordenadoria de Comunicação Social do Campus Vitória.

registrado em:
Assunto(s): cultura , ifes , literatura
Fim do conteúdo da página