Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Festas multiculturais celebram arte, cultura e educação nos campi do Ifes
Início do conteúdo da página

Festas multiculturais celebram arte, cultura e educação nos campi do Ifes

Publicado: Terça, 25 de Junho de 2019, 17h44 | Última atualização em Sexta, 02 de Agosto de 2019, 17h08

Saiba mais sobre as ações institucionais em mais uma matéria da série sobre cultura no Ifes.

Tradição, conhecimento e democratização. Muito mais do que proporcionar momentos de lazer e fortalecer o convívio social, as festas multiculturais realizadas nos campi do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) têm como principal objetivo a integração da cultura e da arte e no ambiente escolar.

Ao longo de todos meses do ano, são realizados festivais, mostras culturais e dias comemorativos que por muitas vezes contam com a participação do público externo e servem como ponte entre o Ifes e a comunidade. Festas juninas e julinas dividem espaço, por exemplo, com dias de celebração da hispanidade e debates sobre identidade cultural e memória, eventos que incitam a criatividade e a participação ativa dos estudantes.

A estudante do curso de Administração do Campus Linhares, Ana Carolina Gomes, se apresentou junto com o Coral Cores do Ifes, no evento Ifes Cultural, no ano passado. Ela descreve a experiência como incrível e gratificante, e com uma repercussão positiva em toda a comunidade escolar. “Essas atividades mostram que sabemos fazer algo além das provas e incentiva o contato dos alunos com a cultura. Não é algo que você vai ouvir o outro falar, nós pesquisamos, fazemos pratos típicos, encenamos ou dançamos sobre um tema. É mais dinâmico e se torna mais próximo da nossa realidade”, conta.

Para a coordenadora do Núcleos de Arte e Cultura (NAC) do Campus Itapina, Dayane Souza, a Semana de Arte e Cultura do campus tem um impacto positivo na formação dos alunos. “As atividades realizadas durante a semana ajudam na desconstrução de preconceitos e melhoraram a compreensão sobre a diversidade cultural, além de impulsionar o desenvolvimento de talentos que, na rotina de sala de aula, não é possível desenvolver. É um evento fundamental para trabalhar a diversidade cultural na escola, o respeito à diferença e a empatia, além de proporcionar um espaço diferenciado de aprendizado e lazer para os estudantes”, ressalta.

Saiba mais sobre os eventos

Colatina
A Semana de Arte e Cultura é maior ação do NAC do Campus Colatina e acontece geralmente no mês de setembro de cada ano, envolvendo todo o campus. Em razão do período eleitoral, a 6ª edição foi realizada em novembro do ano passado, com o tema “Diversidade”. Por meio desta ação, é estabelecido um vínculo muito forte com a área de ensino, pois sua temática faz parte do programa desenvolvido ao longo do ano de cada professor. São realizadas pesquisas sobre o tema, dentro da especificidade de cada disciplina, que subsidiam a produção de peças teatrais, instalações, pinturas, esculturas, entre outras intervenções artísticas e culturais que são exibidas no evento. O campus também realiza a festa junina, promovida principalmente pelos alunos concluintes de cada ano, dentro de um modelo auto sustentável para obterem recursos para a formatura.

Itapina
O Campus Itapina realiza anualmente a Semana de Arte e Cultura do Ifes. O evento é aberto ao público e integra diversas expressões culturais e artísticas, como oficinas, minicursos e apresentações musicais e teatrais, além de exposições, rodas de conversa, recitais e festival de música. Em 2019, o evento teve como tema central “Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós” e integrou à sua programação, além do IV FestLuau, o III Café Filosófico, com o tema “Direitos Humanos no Brasil: um debate sobre liberdade e democracia”. O destaque do evento foi o protagonismo estudantil, que esteve presente em todos os momentos, já que as atrações musicais e artísticas, as exposições, os teatros e parte das oficinas foram conduzidas pelos próprios estudantes. Evento aberto ao público externo.

Linhares
Ifesta – evento cultural realizado no Ifes Campus Linhares desde 2010, com o objetivo de valorizar os talentos artísticos dos estudantes e contribuir para sua formação física e intelectual, bem como promover a convivência entre a instituição e a comunidade local. A Ifesta geralmente ocorre no meio do ano letivo e geralmente assume a forma de uma festa caipira ou junina, atraindo um público de mais de 1200 pessoas entre alunos, ex-alunos, servidores e familiares. Além da quadrilha, são realizadas apresentações de dança, banda de música sertaneja, samba, forró e muitas barraquinhas com comidas típicas.

Ifes Cultural – a primeira edição ocorreu no ano de 2014 com um público de 200 pessoas, e naquela ocasião foi uma atividade cultural de encerramento do Seminário de Humanidades. A última edição veio a acontecer em novembro de 2018 nas dependências do Ifes campus Linhares, reunindo um público de mais de 700 pessoas entre alunos, ex-alunos, servidores e familiares. O evento tem como objetivo proporcionar um espaço para apresentação e valorização dos talentos dos estudantes e da comunidade local e promove apresentações de artistas linharenses, bandas de música e do coral do campus. O Ifes Cultural foi também palco da culminância de um projeto de empreendedorismo com as turmas finalistas que ficaram responsáveis pelas barracas de comidas e bebidas. No ano de 2018, o evento teve como temática “festa tropical” o que levou a criação de um ambiente festivo e colorido.

Dia de la Hispanidad – evento organizado em comemoração ao Dia da Hispanidade, comemorado em todos os países latino-americanos no dia 12 de outubro. A data celebra a língua espanhola e marca a chegada de Colombo à América, ligando o Velho ao Novo Mundo. No evento do ano de 2017, os alunos realizaram apresentações de poesias e músicas em espanhol, danças de tango, salsa, merengue e bolero, além de barracas com comidas típicas.

Montanha
O Ifestival realizado no Campus Montanha busca estimular atividades culturais e artísticas, proporcionando a experiência de linguagens como a música, as artes visuais, o teatro, a dança e a literatura. Na sua quinta edição, que acontecerá nos dias 2 a 6 de setembro de 2019, o evento terá “Identidades” como tema central de toda a sua programação e contará com oficinas, aulas abertas, exposição de arte e apresentações culturais, com destaque para a Banda Alface, formada por alunos do Ifes. Em suas múltiplas questões, o fundamento do Ifestival atua na perspectiva de refletir sobre a construção identitária, individual e/ou coletiva, que define, pluralmente, os indivíduos como atores sociais. As expressões artísticas e culturais poderão manifestar-se associadas a diversos campos específicos de pertencimento, como: classe, gênero, geração, língua, raça e regionalidade.

Nova Venécia
O campus realiza o Festival de Artes Integradas, que promove de vivências e apresentações nas diferentes linguagens artísticas.

Piúma
A Festa Multicultural do Campus Piúma é realizada no meio do ano e faz parte do calendário acadêmico do campus. A programação do evento conta apresentações artísticas, barracas de doces, salgados e brincadeiras montadas pelos alunos e auxiliada por seus pais e professores. O tema da festa é escolhido pelos alunos por meio de votação e a decoração é relacionada ao tema vencedor, o que envolve toda a comunidade do campus. O evento é anunciado na rádio da cidade e é aberto à comunidade externa.

São Mateus
Ifestival Arte & Cultura – o festival tem como objetivo o desenvolvimento cultural e a democratização do acesso à arte no ambiente escolar, através de ações de produção, reflexão e formação de plateia. O evento ocorre anualmente, e conta com apresentações que podem ser realizadas pelos alunos, servidores e outros colaboradores. Nas apresentações que ocorrem, há destaque para: peças teatrais, dança, bandas musicais e monólogos.

Viana
III Mostra Cultural – Arraial Solidário – a mostra cultural permite que alunos e professores socializem experiências de conhecimentos e de múltiplas aprendizagens em todas as áreas da cultura, além de socializar as produções construídas, de forma coletiva, aos familiares e comunidade escolar como um todo. O evento agrega vários aspectos da cultura brasileira e da cultura capixaba e enfatiza temas juninos e julinos. Contribui na arrecadação de despesas realizadas para a formatura de alunos dos cursos médio integrado e superior.

Vila Velha
O Campus Vila Velha promoverá neste ano o primeiro Festival de Arte & Cultura, que acontece no mês de agosto, com o tema: “Cultura: memória, existência e resistência”. O evento terá como público-alvo a terceira idade e sua finalidade é estimular o desenvolvimento de atividades artísticas e manifestações culturais no campus. Será uma oportunidade para que estudantes, servidores e comunidade externa apresentem suas produções nas mais variadas linguagens, como teatro, dança, música e artes visuais.

Festas multicul...
Festas multiculturais celebram arte, cultura e educação nos campi do Ifes Festas multiculturais celebram arte, cultura e educação nos campi do Ifes
Festas multicul...
Festas multiculturais celebram arte, cultura e educação nos campi do Ifes Festas multiculturais celebram arte, cultura e educação nos campi do Ifes
Festas multicul...
Festas multiculturais celebram arte, cultura e educação nos campi do Ifes Festas multiculturais celebram arte, cultura e educação nos campi do Ifes
Festas multicul...
Festas multiculturais celebram arte, cultura e educação nos campi do Ifes Festas multiculturais celebram arte, cultura e educação nos campi do Ifes
Festas multicul...
Festas multiculturais celebram arte, cultura e educação nos campi do Ifes Festas multiculturais celebram arte, cultura e educação nos campi do Ifes
Festas multicul...
Festas multiculturais celebram arte, cultura e educação nos campi do Ifes Festas multiculturais celebram arte, cultura e educação nos campi do Ifes
Festas multicul...
Festas multiculturais celebram arte, cultura e educação nos campi do Ifes Festas multiculturais celebram arte, cultura e educação nos campi do Ifes
Festas multicul...
Festas multiculturais celebram arte, cultura e educação nos campi do Ifes Festas multiculturais celebram arte, cultura e educação nos campi do Ifes
Festas multicul...
Festas multiculturais celebram arte, cultura e educação nos campi do Ifes Festas multiculturais celebram arte, cultura e educação nos campi do Ifes
Festas multicul...
Festas multiculturais celebram arte, cultura e educação nos campi do Ifes Festas multiculturais celebram arte, cultura e educação nos campi do Ifes
Festas multicul...
Festas multiculturais celebram arte, cultura e educação nos campi do Ifes Festas multiculturais celebram arte, cultura e educação nos campi do Ifes
Festas multicul...
Festas multiculturais celebram arte, cultura e educação nos campi do Ifes Festas multiculturais celebram arte, cultura e educação nos campi do Ifes
Festas multicul...
Festas multiculturais celebram arte, cultura e educação nos campi do Ifes Festas multiculturais celebram arte, cultura e educação nos campi do Ifes
Festas multicul...
Festas multiculturais celebram arte, cultura e educação nos campi do Ifes Festas multiculturais celebram arte, cultura e educação nos campi do Ifes
Festas multicul...
Festas multiculturais celebram arte, cultura e educação nos campi do Ifes Festas multiculturais celebram arte, cultura e educação nos campi do Ifes
Festas multicul...
Festas multiculturais celebram arte, cultura e educação nos campi do Ifes Festas multiculturais celebram arte, cultura e educação nos campi do Ifes
Festas multicul...
Festas multiculturais celebram arte, cultura e educação nos campi do Ifes Festas multiculturais celebram arte, cultura e educação nos campi do Ifes

registrado em:
Assunto(s): festa , cultura , ifes
Fim do conteúdo da página