Página inicial > Notícias > Estimular o voluntariado é o propósito de empresa incubada no Ifes

Estimular o voluntariado é o propósito de empresa incubada no Ifes

Publicado: Quarta, 28 de Agosto de 2019, 13h10 | Última atualização em Terça, 27 de Agosto de 2019, 17h50

A Spreading criou uma plataforma para gerenciar programas de voluntariado.

spreading 1

Conectar pessoas, empresas e causas sociais para incentivar o voluntariado é o propósito da Spreading, empresa incubada no Núcleo Incubador do Campus Vitória, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). A Spreading é uma startup de impacto social, uma empresa que desenvolve soluções para problemas socioambientais, unindo a eficiência do mercado com o propósito de gerar impacto na sociedade.

Raquel Loyola, fundadora da Spreading, sempre teve vontade de fazer algo que gerasse impactos positivos na vida das pessoas, mas achava que precisaria de muitos recursos, principalmente financeiros. “Fiz um curso de Design Thinking em que nos davam desafios em várias áreas, entre elas, a educação, e tínhamos que encontrar soluções. Nesse curso, surgiu a ideia de levar pessoas de outras áreas às escolas públicas para apresentar diferentes realidades aos alunos, ampliando suas visões de mundo”, contou.

Por meio de uma plataforma online, a Spreading conecta voluntários a escolas públicas, incentivando o voluntariado e contribuindo para a melhoria da educação. A empresa já possui parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), desde o início de 2018, para o programa Voluntariado na Educação. São 180 voluntários e mais de cem pedidos de escolas cadastrados no site.

Agora, a empresa está desenvolvendo uma maneira de incluir empresas neste processo, a partir de uma plataforma para gerenciar programas de voluntariado corporativo, que vai incluir outras causas além da educação. “Com a nossa plataforma, as empresas podem incentivar os funcionários a fazer trabalho voluntariado, acompanhar as ações realizadas, horas e reconhecer os participantes”, explica Raquel. A previsão é que a versão do site para empresas esteja pronta para testes até o final deste ano.

Conheça o trabalho da Spreading.

spreading 2

Essa matéria faz parte de uma série sobre os empreendimentos incubados no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Veja também:
Empresa incubada no Ifes desenvolve solução para pesagem de carga
Inovação criada por empresa incubada no Ifes facilita manutenção de postes de iluminação

Incubadora
A Incubadora do Ifes é um ambiente organizacional e educacional desenvolvido para oferecer residência temporária e suporte para empreendimentos inovadores (empresas, start-ups, organizações da sociedade civil). Organizada em núcleos incubadores e vinculada à Agência de Inovação do Ifes (Agifes), a Incubadora proporciona aos empreendedores oportunidades de capacitação, uso e compartilhamento de infraestrutura física, serviços, laboratórios de pesquisa, mentoria e assessoria gerencial, com o objetivo de promover evolução e consolidação do empreendimento com projetos inovadores para a sociedade.

O Ifes conta, atualmente, com 12 núcleos incubadores que trabalham em rede e prestam suporte para os empreendedores, fortalecendo o ambiente de inovação e criado oportunidades na economia local. Saiba mais sobre a Incubadora s do Ifes em agifes.ifes.edu.br.

Nivix
O Núcleo Incubador Vitória está localizado na Fábrica de Ideias, em Jucutuquara, e tem como linhas de atuação Eletrotécnica; Metalurgia; Mecânica; Construção civil; Geoprocessamento; Tecnologias educacionais; Segurança do trabalho; Práticas desportivas; Tecnologias para sustentabilidade e preservação do meio ambiente; Economia criativa e Cooperativismo.

O Nivix está selecionando empreendimentos para incubação, com inscrições abertas até 30 de setembro. O núcleo também divulgou edital de seleção para o curso de pré-incubação, na modalidade Competências Empreendedoras, com inscrições abertas até 5 de setembro. Os editais estão disponíveis em vitoria.ifes.edu.br/editais-do-campus.

Mais informações pelo e-mail: incubadora.vi@ifes.edu.br