Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Inovação criada por empresa incubada no Ifes facilita manutenção de postes de iluminação
Início do conteúdo da página

Inovação criada por empresa incubada no Ifes facilita manutenção de postes de iluminação

Publicado: Quarta, 24 de Julho de 2019, 15h01 | Última atualização em Terça, 27 de Agosto de 2019, 17h56

Peça torna flexível o braço tradicional do poste, permitindo que a manutenção seja feita no nível do solo.

A partir de uma ação corriqueira surgiu uma ideia inovadora. Foi observando o transtorno causado pelo caminhão utilizado para manutenção de postes de iluminação que Robson Barreto, CEO da empresa Fleximetal Brasil, teve a ideia de criar uma peça que facilitasse esse serviço. A Fleximetal é uma startup incubada no Campus Serra do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

O poste inteligente, o Flipposte, é uma peça que torna o braço tradicional do poste em braço flexível, permitindo que a manutenção da luminária seja feita no nível do solo. Com a instalação da peça, duas pessoas habilitadas podem fazer a manutenção do ponto de iluminação danificado, sem o apoio de caminhões pesados, apenas com as varas de manobra. Entre as vantagens do uso da peça, estão a facilidade de manutenção, agilidade, redução de custos e menos riscos a segurança dos trabalhadores que atuam na manutenção.

A peça foi desenvolvida para postes de concreto e é instalada entre o poste e a base do braço da luminária. Segundo Robson, já está em desenvolvimento uma nova peça, específica para instalação em postes metálicos, e um sistema de molas para aliviar o peso no momento da manutenção.

A Fleximetal recebe o apoio do Núcleo Incubador do Campus Serra desde 2017 e, atualmente, está em fase de graduação. “Quando comecei, peguei a referência de mercado do braço tradicional, mas na incubadora fizemos testes e chegamos à conclusão de que a peça estava superestimada. Com isso, fizemos alguns ajustes que permitiram economia na chapa, na galvanização e no corte, reduzindo os custos de produção e o preço final da peça”, contou o CEO da empresa. Robson é técnico em Eletrotécnica e trabalha com manutenção há mais de 40 anos.

De acordo com Robson, a vivência dentro da incubadora foi essencial para o aprimoramento da peça, com redução dos custos envolvidos, a partir da junção do conhecimento da academia com a experiência e a visão do mercado.

Francisco Rapchan, coordenador do Núcleo Incubador do Campus Serra, explica que a função da incubadora é “permitir ao empreendedor transformar suas ideias em produtos efetivos que possam ir para o mercado e se transformarem em inovação”. “O poste inteligente é uma inovação que permite resolver um problema cotidiano e nosso papel foi fornecer aporte tecnológico para o desenvolvimento do produto com insumos de maior durabilidade e menor custo”, contou. O coordenador informou ainda que o núcleo oferece ainda a formação para a gestão e o desenvolvimento de competências empreendedoras.

A validação da peça criada pela Fleximetal começou em junho, em postes na área da empresa ArcelorMittal Tubarão. A empresa já está fazendo o levantamento de quantidade para compra de mais peças para instalação na unidade.

Confira como funciona o Flipposte:

Incubadora
A Incubadora do Ifes é um ambiente organizacional e educacional desenvolvido para oferecer residência temporária e suporte para empreendimentos inovadores (empresas, start-ups, organizações da sociedade civil). Organizada em núcleos incubadores e vinculada à Agência de Inovação do Ifes (Agifes), a Incubadora proporciona aos empreendedores oportunidades de capacitação, uso e compartilhamento de infraestrutura física, serviços, laboratórios de pesquisa, mentoria e assessoria gerencial, com o objetivo de promover evolução e consolidação do empreendimento com projetos inovadores para a sociedade.

O Ifes conta, atualmente, com 12 núcleos incubadores que trabalham em rede e prestam suporte para os empreendedores, fortalecendo o ambiente de inovação e criado oportunidades na economia local. Saiba mais sobre a Incubadora s do Ifes em agifes.ifes.edu.br.

Núcleo Incubador Serra
Com a intenção de oferecer um ambiente favorável ao contexto empreendedor e à inovação, em 2011 a Agência de Inovação do Ifes (Agifes) criou o primeiro Núcleo Incubador da instituição, localizado no Campus Serra. As áreas de atuação do núcleo são: Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC); Informática; Automação; Tecnologia Assistiva; Tecnologias Educacionais; Gestão da Inovação; Eletroeletrônica; Metalmecânica; Energia; Tecnologia para sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Saiba mais sobre o Núcleo Incubador Serra em: incubadora.serra.ifes.edu.br.

registrado em:
Fim do conteúdo da página