Página inicial > Notícias > Programa Brafitec é renovado por mais dois anos

Programa Brafitec é renovado por mais dois anos

Publicado: Quinta, 13 de Dezembro de 2018, 17h35 | Última atualização em Sexta, 14 de Dezembro de 2018, 11h00

O programa oferece intercâmbio de estudos na França para estudantes do Ifes.

O programa Brafitec, que promove um intercâmbio franco-brasileiro de formação e integração em ciências aplicadas e engenharias, foi renovado por mais dois anos pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O objetivo do programa é estimular a aproximação das estruturas e conteúdos curriculares e o reconhecimento mútuo de créditos entre estudantes e professores das instituições brasileiras e francesas.

O projeto oferta bolsas de estudos por um período de 4 a 10 meses, concedidas pela Capes, para custeio de despesas como manutenção, seguro-saúde, passagens aéreas e auxílio instalação. Além disso, o estudante tem isenção de taxas escolares na instituição francesa acolhedora. Entre as obrigações do aluno estão: arcar com despesas para obtenção de passaporte e visto e dedicar-se integralmente às atividades do plano de estudo.

As oportunidades de intercâmbio são para estudantes das engenharias, em áreas que tenham interface com as telecomunicações. Para participar do projeto, o aluno deve ter obtido nota igual ou superior a 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); possuir coeficiente de rendimento acadêmico maior ou igual a 70 e ter concluído todas as disciplinas até o 6º período e no máximo 90% do currículo do curso de graduação ao qual está matriculado. Além disso, é necessário o nível mínimo de proficiência em língua francesa.

Saiba mais: Estudante do Ifes dá dicas em blog sobre como viver na França
Projeto de intercâmbio para alunos do Ifes na França aprovado pela Capes