Página inicial > Notícias > Estudante do Ifes dá dicas em blog sobre como viver na França

Estudante do Ifes dá dicas em blog sobre como viver na França

Publicado: Sexta, 12 de Janeiro de 2018, 13h17 | Última atualização em Quarta, 07 de Fevereiro de 2018, 12h25

Abílio Diniz com protótipo na França
Abílio Azevedo, estudante de Engenharia Elétrica, participa de intercâmbio pelo programa Brafitec.

"Onde vou morar? Como vou me locomover? Dá para abrir uma conta no banco? Preciso providenciar mais documentos?" Essas são algumas das dúvidas que muitos estudantes têm quando estão partindo para um intercâmbio institucional fora do país. Pensando em ajudar outros colegas, o estudante de Engenharia Elétrica do Ifes – Campus Vitória, Abílio Marcos Azevedo, reuniu todas as informações em um post do seu blog.

Abílio foi aprovado no último edital do programa Brafitec, que oferta vagas de intercâmbio na França, e mora em Nice desde agosto de 2017. Em seu post, o estudante apresenta a sua experiência quando contratou serviços de telefonia e energia; como abriu sua conta no banco; como se inscreveu para fazer esportes na universidade; como solicitou auxílio moradia; e dá dicas para usar o transporte público com descontos. Confira todas as dicas no blog.

Abílio conta que a experiência no país tem sido positiva e que além de participar das aulas do seu curso, também trabalha em um projeto extracurricular. “Estamos construindo um Rover Marciano, inspirado no da Nasa e estou bem ambientado na faculdade e na cidade. É preciso ter a mente aberta e aproveitar as oportunidades, mudar o foco. Quando cheguei na França ouvi uma pessoa falando desse projeto do Rover, fui conhecer e como tinha outro projeto semelhante no Brasil, fui convidado a participar”, contou o estudante.

O Rover Marciano, da Nasa, é um veículo motorizado automatizado capaz de impulsionar a si mesmo sobre a superfície do planeta Marte, após sua aterrissagem. Para desenvolver um semelhante, o grupo se reúne todas as sextas-feiras e no momento, está desenvolvendo um sistema para traçar a melhor rota e executá-la com desvio de obstáculo com processamento de imagens.

“Vamos entregar uma parte do projeto até junho, quando terminam as aulas aqui em Nice. Depois retorno para o Brasil. Meu trabalho de conclusão de curso no Ifes será muito semelhante, mas aplicado à cadeira de rodas, um projeto que já desenvolvo. A ideia é aproveitar o conhecimento que estou tendo aqui e aplicar no meu TCC”, contou.

abilio rover

Como se preparar para o Brafitec 2018?

Em seu blog, Abílio também conta como se preparou para a seleção do Brafitec em 2017, abordando todas as etapas do edital de seleção. Veja como foi o processo. O programa Brafitec/Capes reúne instituições brasileiras e francesas e tem o objetivo de apoiar a cooperação bilateral por meio de parcerias universitárias nas especialidades das engenharias, favorecendo o intercâmbio de estudantes de graduação. A expectativa é que o próximo edital seja publicado em fevereiro deste ano.

Os selecionados recebem bolsas de estudo por um período de 4 a 10 meses, concedidas pela Capes para custeio de despesas com manutenção, seguro-saúde, passagens aéreas e auxílio instalação. Além disso, o estudante tem isenção de taxas escolares na instituição francesa acolhedora. Entre as obrigações do estudante estão: arcar com despesas para obtenção de passaporte e visto, dedicar-se integralmente às atividades do plano de estudo e não acumular bolsas de estudo, já que o Brafitec e a integridade do bolsista.

Assunto(s): intercâmbio , franca , abilio , brafitec , vitoria