Página inicial > Notícias > Últimos dias de inscrições para os cursos técnicos do Ifes

Últimos dias de inscrições para os cursos técnicos do Ifes

Publicado: Segunda, 07 de Novembro de 2016, 18h03 | Última atualização em Segunda, 07 de Novembro de 2016, 18h03

São 3.746 vagas em 21 campi, destinadas a quem está terminando o ensino fundamental, a quem já terminou o ensino médio e a Jovens e Adultos (Proeja), além de chances para especialização técnica.

Terminam nos próximos dias os prazos de inscrição em dois processos seletivos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) que ofertam um total de 3.746 vagas em cursos técnicos. São oportunidades para quem está concluindo o ensino fundamental, para quem já terminou o ensino médio e para jovens e adultos, nos campi de Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Centro-Serrano, Colatina, Guarapari, Ibatiba, Itapina, Linhares, Montanha, Nova Venécia, Piúma, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

Metade das vagas é reservada a ações afirmativas. O edital 04/2017, cujo prazo de inscrição se encerra no domingo (13), oferta 3.576 vagas para cursos integrados ao ensino médio, em que o aluno cursa tanto o ensino médio quanto o técnico no Ifes; concomitantes, voltados a quem está cursando o segundo ou terceiro ano do ensino médio (dependendo do projeto do curso), sendo que em alguns casos poderão se inscrever candidatos que já concluíram essa etapa; e os cursos subsequentes, exclusivos para quem já concluiu o ensino médio. Há ainda oportunidades para uma especialização técnica em Gestão e Inovação de Processos Químicos e Biotecnológicos, voltada para aqueles que já concluíram cursos técnicos.

As inscrições estão sendo feitas on-line, no site do Ifes. A taxa é de R$ 68 – o período para solicitar a isenção terminou no dia 27 de outubro. Entre a documentação necessária para se inscrever, está o Cadastro de Pessoa Física (CPF) próprio do candidato, além de um dos seguintes documentos: carteira de identidade (RG); ou identidade para estrangeiros; ou carteira profissional; ou carteira de trabalho; ou certificado de reservista; ou carteira nacional de habilitação; ou identidade funcional. Não será aceita a certidão de nascimento. As provas estão marcadas para o dia 27 de novembro, e o resultado final, para 19 de dezembro. As aulas começam no primeiro semestre letivo de 2017, de acordo com o calendário de cada campus.

Inscrição para o Proeja até sexta (11)
No caso do edital 05/2017, as inscrições acabam na sexta-feira (11). São ofertadas 170 vagas nos campi Santa Teresa e Vitória para cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja). As inscrições são presenciais, feitas nos próprios campi. Não há cobrança de taxa para participar.

Podem participar os candidatos que tenham idade mínima de 18 anos até a data da matrícula; possuam o ensino fundamental completo ou venham a completar essa etapa até a data da matrícula; e não tenham concluído o ensino médio. As provas também estão marcadas para 27 de novembro, e o resultado final para 12 de dezembro.

Os cursos do Proeja são ofertados de duas formas : cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos, que garante a habilitação técnica ao aluno; e curso de qualificação profissional, que é a formação inicial e continuada ou qualificação profissional integrada ao ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos. Ao seu término, o estudante não recebe o diploma de técnico e sim a certificação para a função determinada.

Acesse os editais e páginas de inscrição:
PS 04/2017 – Cursos técnicos integrados, concomitantes, subsequentes e especialização técnica.
PS 05/2017 – Proeja.