Laboratório do Campus Itapina recebe 3ª maior nota na avaliação da Embrapa Solos

Publicado: Quarta, 11 de Maio de 2016, 16h03 | Última atualização em Quarta, 11 de Maio de 2016, 16h03

Mais de cem laboratórios de todo o Brasil participaram da certificação. Laboratório de Solos e Plantas de Itapina mantém conceito “A” desde 2006.

O Laboratório de Solos e Plantas do Campus Itapina, do Instituto Federal do Espírito Santo, recebeu a terceira maior nota na avaliação do Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF), realizado pela Embrapa Solos. Foram avaliados pela Embrapa 144 laboratórios de todo o País.

O PAQLF engloba as instituições que utilizam o chamado método Embrapa para análise de solos, e tem como objetivo avaliar o desempenho e traçar um perfil de excelência dos laboratórios de fertilidade. Com a nota obtida nesta avaliação, o laboratório de Itapina garante o conceito Nível “A” de Qualidade e Excelência – que mantém desde 2006, quando começou a participar da certificação – e a permanência entre os três melhores laboratórios de fertilidade de solo do Brasil.

O Laboratório de Solos do Campus Itapina é utilizado como unidade didática que contribui para o ensino, pesquisa e extensão do campus e do Instituto. Fazem parte dos procedimentos analíticos voltados para o PAQLF o coordenador e técnico do laboratório de solos, Petterson Gonçalves Teixeira, com a colaboração do aluno Mathias Stinghel, do 10º período do curso de Agronomia, sob a orientação dos professores Patrícia Soares Furno Fontes e Alexandre Gomes Fontes.