Sistema de Informações Gerenciais começa a ser implantado na Reitoria

Publicado: Quarta, 02 de Março de 2016, 18h04 | Última atualização em Quarta, 02 de Março de 2016, 18h04

O SIG-Ifes vai integrar os processos e operações diárias dos setores, auxiliando na organização, planejamento e controle.

Foi iniciada pela Reitoria a implantação do Sistema de Informações Gerenciais do Ifes (SIG-Ifes). O sistema vai integrar os processos do Instituto, dando apoio ao planejamento, organização e controle das operações diárias dos setores, fornecendo informações e dados aos administradores. O programa foi desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e disponibilizado por meio de convênio para o Ifes.

As diretorias de Tecnologia da Informação (DRTI) e de Planejamento (DPLA) estão liderando a implantação. A opção de começar pela Reitoria tem o objetivo de detectar eventuais problemas e dificuldades antes de chegar aos campi, dando mais agilidade ao trabalho. A ideia é expandir para os campi a partir do mês de abril.

O SIG-Ifes contempla cinco sistemas: o Sistema Integrado de Gestão de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac); o Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH); o Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA); o Sistema Integrado de Gestão Eletrônica de Documentos (Siged); e o Sistema Integrado de Gestão de Administração e Comunicação (SIGAdmin).

Cada sistema é composto por dezenas de módulos. A implantação inicial do SIG-Ifes vai contemplar apenas o Sipac e o SIGRH. Até o momento, estão sendo trabalhados os módulos de Protocolo e de Transportes do Sipac. Também já foram realizadas webconferências entre os profissionais da DRTI e da URFN sobre esses módulos e ainda os de Auditoria, Férias e Plano de Saúde, que são os próximos a serem implantados na Reitoria.

Os planos da DRTI e da DPLA são de que os principais módulos do Sipac e do SIGRH estejam funcionando em todas as unidades do Ifes até o final de 2016.

Retomada
A assinatura do termo de cooperação com a UFRN se deu em abril de 2013. Entretanto, o processo de implantação do SIG-Ifes ficou interrompido em 2014 devido à necessidade de reestruturação organizacional do Ifes (aprovação do Regimento Interno da instituição, elaboração do organograma e ajuste da lotação dos servidores no novo organograma).

Assim, foi necessário repactuar o Termo de Cooperação e mudar a abordagem de implantação. O projeto foi renegociado no segundo semestre de 2015, quando foi feito um aditamento do termo de cooperação e também foi realizado um planejamento de como se daria a implantação

Sensibilização
Os servidores da Reitoria participaram, nesta quarta-feira (2), da apresentação de Sensibilização para Implantação do SIG-Ifes. Foram feitas duas sessões: uma às 10h e outra às 14h. O diretor de Tecnologia da Informação do Ifes, Joubert Alexandrino de Souza; o diretor de Planejamento, Elton Siqueira Moura; e o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Ademar Stange, falaram aos servidores sobre a importância do SIG e sobre a metodologia de implantação.

Ademar apontou que o sistema vai reduzir o trabalho braçal e facilitar a gestão no Instituto. “Esse sistema poderá ser uma revolução na nossa instituição”, comentou, solicitando o envolvimento de todos para o sucesso da implantação e operação. Após a apresentação, foi aberto também um espaço para perguntas.

Assunto(s): sig , reitoria , sensibilização