Ifes começa a elaboração da sua Política de Comunicação

Publicado: Segunda, 22 de Fevereiro de 2016, 15h49 | Última atualização em Segunda, 22 de Fevereiro de 2016, 15h56

Reuniões, com a participação de representantes de diversos campi, serão realizadas a partir desta terça-feira (23).

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) vai iniciar nesta terça-feira (23) a construção da sua Política de Comunicação. A política será um documento para nortear o planejamento, as estratégias, os produtos e as ações de comunicação do Ifes, alinhando as unidades do Instituto como rede e fortalecendo sua identidade. O primeiro encontro será uma contextualização voltada aos diretores-gerais dos campi e gestores da Reitoria.

Já na quarta-feira (24), terão início os trabalhos dos líderes do Projeto de Comunicação Ifes designados para contribuir na construção da política. O Projeto de Comunicação Ifes é parte do Planejamento Estratégico da instituição. Além dessa comissão, participarão do encontro, o reitor, os pró-reitores, os diretores sistêmicos, diretores de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração de todos os campi.

Estarão ainda envolvidos representantes dos docentes, servidores técnico-administrativos e alunos, designados por cada diretor-geral, e os profissionais da Assessoria de Comunicação Social, da Assessoria Técnica do Gabinete, da Assessoria de Comunicação do Polo de Inovação e do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor).

A primeira reunião terá os seguintes temas: “Os públicos estratégicos”; “Identidade e imagem institucional” e “O esforço coletivo para a construção da identidade e da imagem institucional”. Outras seis reuniões serão realizadas até o mês de julho, com vários temas para debate.

A metodologia foi proposta pela consultoria Comtexto Comunicação e Pesquisa, dirigida pelo consultor Wilson Bueno, que vai conduzir todo o processo. Wilson é jornalista, doutor em Comunicação Social, autor reconhecido na área de comunicação empresarial e responsável para elaboração de políticas de diversas instituições, entre elas o Instituto Federal de Santa Catarina e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

O processo de construção da Política de Comunicação será colaborativo. Todos os professores, técnicos administrativos e alunos do Ifes poderão contribuir. Ao final de cada um dos encontros propostos, a consultoria vai elaborar o texto pertinente aos temas debatidos para ser publicado no site da Política de Comunicação, o http://politicadecomunicacao.ifes.edu.br/. Na página, toda a comunidade acadêmica poderá comentar.

O texto então será reelaborado com as alterações pertinentes. Além disso, as pessoas interessadas poderão procurar os líderes do projeto de comunicação no seu campus para encaminhar sugestões e comentários.

A ideia é que o documento preliminar da Política de Comunicação do Ifes esteja pronto no dia 10 de junho, e que a versão final seja lançada no dia 6 de julho.

Confira os membros da comissão da Política de Comunicação do Ifes e os Líderes do Projeto de Comunicação de cada campus e da Reitoria.

Saiba mais sobre a Política de Comunicação