#Zikazero: Ministro das Cidades vem ao Espírito Santo participar da mobilização nacional da Educação

Publicado: Sexta, 19 de Fevereiro de 2016, 16h40 | Última atualização em Segunda, 22 de Fevereiro de 2016, 10h11

Kassab fez uma palestra na Escola Viva São Pedro, da Rede Estadual, acompanhado pelos dirigentes do Ifes e da Ufes, e diversas autoridades.

Foto Ministro

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, participou, na manhã desta sexta-feira (19), do ato de lançamento da mobilização nacional da Educação para o combate ao mosquito Aedes aegypti no Espírito Santo. A ação aconteceu em escolas de mais de 100 municípios do Brasil e contou com o acompanhamento de ministros do governo federal. Em Vitória, Kassab fez uma palestra na Escola Viva São Pedro, da Rede Estadual, acompanhado por secretários de estado, autoridades militares, parlamentares e pelos dirigentes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

“Na semana passada iniciamos o trabalho com as forças armadas e mobilizamos 220 mil profissionais vinculados ao Exército, Marinha, Aeronáutica, que passaram a visitar milhares de residências pelo Brasil. Agora é a vez da Educação também entrar nessa luta”, disse Kassab.

Segundo o pró-reitor de Extensão do Ifes, Renato Tannure, a presença do ministro reforça a importância que o governo federal tem dado ao tema. “O dia nacional de mobilização da Educação coloca definitivamente o tema do combate ao Aedes aegypti na agenda das redes federal, estaduais e municipais de educação”, disse.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o setor educacional tem o potencial de alcançar um público de 60 milhões de pessoas, considerando os 56 milhões de estudantes de todos os níveis de ensino; os 2,1 milhões de professores da educação básica; os 396,5 mil professores da educação superior e os 414,5 mil servidores técnicos administrativos da educação superior. Por isso, a escola deve ser o centro de mobilização e conscientização da comunidade, interna e externa, para o combate à proliferação do mosquito.

A iniciativa dá prosseguimento ao proposto no Pacto da Educação Brasileira contra o vírus Zika, firmado em 4 de fevereiro entre o MEC, demais representantes do governo federal, de estados e municípios, além de instituições e organizações públicas e particulares.

Ifes

No Instituto Federal do Espírito Santo, todos os campi estão desenvolvendo as ações de combate ao Aedes aegypti, que devem prosseguir nos próximos meses. Uma comissão foi constituída sob coordenação do Pró-reitor de Extensão, Renato Tannure, e está responsável por monitorar e articular as ações. Onze campi do Ifes já têm ações acontecendo a partir desta sexta-feira.

Confira:

Campus Colatina - Conscientização dos alunos da Escola Municipal Cleres Martins Moreira e demais membros da comunidade com dinâmicas de grupo.

Campus Guarapari – “Trote-faxinaço” nas boas-vindas aos calouros.

Campus Viana - Visita de dirigentes e servidores do Campus à Escola Municipal Adamastor Furtado para interação com a comunidade.

Campus Linhares - Faxinaço envolvendo servidores, estudantes e terceirizados e distribuição de armadilhas pelo campus por alunos e professor de Biologia.

Campus Aracruz - Divulgação de material impresso sobre o tema a alunos, servidores e terceirizados.

Campus Cachoeiro de Itapemirim - Faxinaço envolvendo servidores e terceirizados.

Campus São Mateus - Oficina para todos os servidores para a construção de armadilhas para captura do mosquito.

Campus Cariacica - Faxinaço envolvendo servidores, estudantes e terceirizados.

Campus Serra - Faxinaço envolvendo servidores e terceirizados.

Campus Vitória - Conscientização dos alunos e demais membros da comunidade com distribuição de material informativo.

Campus Vila Velha - Ações de conscientização nas salas de aula com os alunos.