Lançado caderno de normas para referências bibliográficas de trabalhos realizados no Ifes

Publicado: Terça, 16 de Fevereiro de 2016, 16h51 | Última atualização em Terça, 16 de Fevereiro de 2016, 16h59

Publicação padroniza a apresentação das referências com base na NBR 6023.

A comunidade acadêmica do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) acaba de ganhar um instrumento para dar apoio à elaboração de trabalhos científicos e acadêmicos: a publicação “Normas para apresentação de referências NBR 6023”. O caderno de normas foi desenvolvido por comissão específica, designada para esse fim, dentro do Fórum de Bibliotecários do Ifes.

O intuito do documento é padronizar a apresentação das referências nos trabalhos científicos e acadêmicos realizados na instituição, tanto para os servidores quanto para os alunos. Para tanto, foram observadas as recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) – NBR 6023/2002, que orienta sobre transcrição e apresentação das listas de referências de um documento ou fonte de informação.

O caderno explica como referenciar tanto livros quanto publicações eletrônicas, patentes, documentos jurídicos e até partituras e imagens. São citados exemplos e existem anexos para demonstrar as formas corretas de inserir vários tipos de referência.

Acesse a publicação “Normas para apresentação de referências NBR 6023”.

ABNT

A comunidade do Ifes também pode, desde o ano passado, visualizar pela internet das regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O serviço de informação foi desenvolvido em parceria com o Fórum de Bibliotecários e pode ser acessado pelo endereço www.abntcolecao.com.br/ifes.

O acesso às normas on-line poderá ser feito em qualquer computador dos campi do Ifes, incluindo os da Reitoria e do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor). A contratação da Coleção ABNT tem o objetivo de facilitar o acesso às normas, em suas versões mais atualizadas. Caso o usuário tenha alguma dúvida no acesso e pesquisa, as bibliotecas dos campi estarão disponíveis para ajudar.