Ifes amplia Projeto Cuidoteca para quatro campi e fortalece apoio à formação de mulheres
Espaços de acolhimento infantil ajudam a conciliar a participação nos cursos com as responsabilidades de cuidado.
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) ampliou o Projeto Cuidoteca, que conta com espaços nos campi Aracruz, Montanha, Nova Venécia e Vila Velha. A iniciativa oferece acolhimento e cuidado às crianças durante as atividades formativas de suas responsáveis, contribuindo para que as mulheres possam frequentar os cursos e dar continuidade aos estudos.
A Cuidoteca do Campus Vila Velha foi implantada em meados de 2025. Em setembro de 2026, o projeto chegou aos campi Aracruz, Montanha e Nova Venécia, ampliando o apoio às participantes do Programa Mulheres Mil Mais Cuidados.
A proposta responde a uma dificuldade presente na rotina de muitas mulheres: encontrar uma rede de apoio para cuidar das crianças enquanto estudam. Ao oferecer esse suporte no ambiente da instituição, o projeto busca reduzir barreiras à participação nas aulas e favorecer a permanência e a conclusão dos cursos de qualificação profissional.
Cuidado e direito ao brincar
As diretrizes nacionais definem as Cuidotecas como espaços gratuitos, seguros e acessíveis para o acolhimento de crianças de 3 a 12 anos, com e sem deficiência. O atendimento deve respeitar as necessidades de cada criança, com atenção à proteção, ao bem-estar e à inclusão.
A proposta prevê atividades como brincadeiras, jogos, contação de histórias, leitura, música e experiências artísticas, acompanhadas por agentes de cuidado. Além de apoiar as famílias, esses espaços valorizam o direito ao brincar e a convivência entre as crianças.
O planejamento das atividades considera as diferentes faixas etárias, os ritmos de desenvolvimento e as necessidades de acessibilidade. O acolhimento e o diálogo com as famílias também fazem parte das orientações para o funcionamento das unidades.
Uma rede de apoio às mulheres e às famílias
A Cuidoteca integra o Plano Nacional de Cuidados – Brasil Que Cuida, com implementação coordenada pela Secretaria Nacional da Política de Cuidados e Família, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com instituições.
A iniciativa reconhece que o cuidado precisa ser compartilhado entre as famílias, o poder público e a sociedade. Ao ampliar essa rede de apoio, busca reduzir a sobrecarga que recai especialmente sobre as mulheres e criar condições para que elas invistam em sua formação e em novas oportunidades profissionais.
Com a presença das Cuidotecas em quatro campi, o Ifes aproxima as ações de formação das necessidades das participantes e de suas famílias, articulando educação, acolhimento infantil e inclusão social.
Fonte: Pró-Reitoria de Extensão
Redes Sociais