Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Evento apresenta iniciativas da Gerência de Recursos Naturais e áreas protegidas da Vale
Início do conteúdo da página

Evento apresenta iniciativas da Gerência de Recursos Naturais e áreas protegidas da Vale

Publicado: Sexta, 27 de Março de 2026, 13h48 | Última atualização em Sexta, 27 de Março de 2026, 13h49

Projeto é parceria do Polo de Inovação com a empresa e tem como público-alvo servidores e estudantes do Ifes.

O projeto Conexão Polo inicia a agenda de 2026 promovendo o “Conexão Polo – Instituto Ambiental Vale 2026: conhecendo e se conectando com as iniciativas da Gerência de Recursos Naturais e áreas protegidas da Vale”, em parceria com o Instituto Ambiental Vale. O evento, cujo objetivo é apresentar as atividades da gerência da Vale e os projetos de pesquisa aplicada relacionados a temáticas relevantes do Instituto Federal do ES (Ifes), tem como público-alvo os servidores e estudantes do Ifes interessados em desenvolver pesquisas alinhadas aos objetivos da Gerencia de Recursos Naturais e Áreas protegidas da Vale. O Conexão Polo-Instituto Ambiental Vale acontece dia 23 de abril, das 8 às 17h, na Cidade da Inovação. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://links.ifes.edu.br/3YrVyX.

A iniciativa busca estimular a construção de agendas de pesquisa colaborativa e, além da articulação institucional, o evento também tem como objetivo capacitar servidores e pesquisadores para a elaboração de propostas técnicas de pesquisa aplicada, especialmente no contexto de parcerias público-privadas. A atividade é organizada pelo Polo de Inovação do Ifes, no âmbito de seu Programa de Formação de Recursos Humanos, que atua na mediação entre a instituição e o setor produtivo, fortalecendo o ecossistema de inovação e empreendedorismo tecnológico.

O Conexão será realizado no formato de oficina, com palestras temáticas e mesas de conversa, voltadas à apresentação de desafios, troca de experiências e identificação de oportunidades de colaboração em projetos de PD&I.

Conexão Polo – Instituto Ambiental Vale 2026: conhecendo e se conectando com as iniciativas da Gerência de Recursos Naturais e áreas protegidas da Vale
Inscrições: https://links.ifes.edu.br/3YrVyX
Data: 23 de abril de 2026 (quinta-feira) | Horário: 08h às 17h
Local: Cidade da Inovação – Jardim da Penha, Vitória/ES

Programação:

Manhã: Demandas, Soluções e Sinergias
• 08h – 08h30: Recepção e Credenciamento
• 08h30 – 08h40: Abertura Oficial
• 08h40 – 10h: Painel Gerência de Recursos Naturais e Áreas Protegidas: Conhecendo as iniciativas da área
◦ 08h40: Visão Geral da gerência e histórico de iniciativas - Marcio Santos Ferreira (Gerente de Recursos Naturais e Áreas Protegidas)
◦ 08h55: PD&I e atividades de Uso Público – Rayany Soeiro
◦ 09h10: Silvicultura de nativas e recuperação de áreas degradadas – Tiago de Oliveira Godinho
◦ 09h25: Bioeconomia e Sistemas Agroflorestais – Fernanda Cravo
◦ 09h40: Biodiversidade e parcerias estratégicas – Debora Mello
• 09h55 – 10h15: Intervalo / Coffee Break
• 10h15 – 11h35: Painel Ifes: Linhas de Pesquisa e Capacidade de Inovação
◦ 10h15: Programa de Pós-Graduação em Economia Azul e Biodiversidade (PPGEAB) – Prof. Dr. Jones Santander Neto
◦ 10h35: Programa de Pós-Graduação em Agroecologia (PPGA) – Profª. Drª. Ana Paula Candido Gabriel Berilli
◦ 10h55: Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Sustentáveis (PPGTECS) – Profª. Drª. Shirley Peroni Neves Cani
◦ 11h15: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) – Profª. Drª. Ana Raquel Santos de Medeiros Garcia
• 11h35 – 12h: Debate aberto, cruzamento de informações e mapeamento inicial de sinergias
• 12h – 13h30: Pausa para Almoço

Tarde: Imersão e Cocriação de Projetos
• 13h30 – 14h: Formação dos Grupos de Trabalho (Organização das mesas cruzando os eixos apresentados pela Vale com as especialidades dos pesquisadores do Ifes)
• 14h – 15h45: Mão na Massa: Estruturação de Propostas (Discussão conjunta entre pesquisadores do Ifes e analistas da Vale, focando em cooperação técnica)
• 15h45 – 16h: Intervalo / Café da tarde
• 16h – 16h40: Rodada de Pitches e apresentação das propostas colaborativas desenhadas
• 16h40 – 17h: Encerramento Institucional com alinhamento de prazos para as propostas e detalhamento do futuro Edital de Seleção do Polo de Inovação.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Polo de Inovação Vitória

registrado em:
Fim do conteúdo da página