Documentário produzido com apoio do Ifes será lançado neste sábado (15) em Vitória
Obra audiovisual de 90 minutos aborda a importância da biodiversidade da bacia hidrográfica da região sul capixaba
O documentário “Águas do Itapemirim”, produzido com apoio do Campus de Alegre do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) será lançado neste sábado (15). As exibições serão gratuitas. Realizada pelo Instituto Últimos Refúgios e dirigida por Klaus'Berg, a produção aborda a importância da existência das bacias hidrográficas do Espírito Santo, em especial a do Rio Itapemirim, na Região Sul.
A sessão de estreia será às 8h30, no Cinemark Shopping Vitória, e outras exibições estão marcadas para os dias 19, no Cine Metrópolis, e 22, na Reserva Águia Branca, em Vargem Alta. Para as sessões do Cinemark e do Cine Metrópolis, os ingressos serão distribuídos por ordem de chegada. Já para a sessão da Reserva Águia Branca é preciso reservar os ingressos online. Realizada pelo Instituto Últimos Refúgios e dirigida por Klaus'Berg, a produção aborda a importância da existência das bacias hidrográficas do Espírito Santo, em especial a do Rio Itapemirim, na Região Sul.
Confira o Trailer:
Ao longo de 90 minutos, o documentário apresenta uma linguagem sensível, imagens impressionantes do curso de água, da biodiversidade da região e entrevistas com pescadores, descendentes de quilombolas, professores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - Campus de Alegre e ativistas da bacia hídrica. O longa-metragem também relembra uma expedição científica realizada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em 2004 e fatos históricos documentados no diário de João do Monte da Fonseca, alferes português que colonizou o espaço no século XIX.
O filme também aborda os desafios ambientais, culturais e socioeconômicos enfrentados ao longo dos anos, como a crise hídrica em 2015, as enchentes em Cachoeiro de Itapemirim, em 2020, e em Mimoso do Sul em 2024, além de histórias das comunidades de pescadores e quilombolas.
O documentário “Águas do Itapemirim” é uma realização do Instituto Últimos Refúgios em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e do Governo do Estado do Espírito Santo. Foi produzido com recursos da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, patrocínio do Grupo Águia Branca e apoio do Ifes, da Reserva Ambiental Águia Branca e do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema).
Saiba mais
Exibições gratuitas
• Estreia com debate após a sessão
Data: 15 de março de 2025
Horário: 8h30
Local: Cinemark Shopping Vitória - Sala 1
Ingressos distribuídos por ordem de chegada.
• Sessão e debate
Data: 19 de março de 2025
Horário: 19h
Local: Cine Metrópolis (Ufes)
Ingressos distribuídos por ordem de chegada.
• Sessão
Data: 22 de março de 2025
Horário: 10h
Local: Reserva Águia Branca - Vargem Alta
Reserva de ingressos em https://reserva-ambiental-aguia-branca.reservio.com/events/f05512f1-b8ad-4d2a-bb1c-fc301c89f46b
Sinopse
O documentário "Águas do Itapemirim" resgata a essência do nome do rio, de origem Tupi, que significa “caminho de água com pedras que formam pequenas cachoeiras”. Com imagens impressionantes e um olhar sensível, o filme percorre toda a Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim, documentando o ciclo da água e a biodiversidade que sustenta, desde suas nascentes cristalinas no Caparaó até sua foz turva em Marataízes. A narrativa se aprofunda nos desafios ambientais, culturais e socioeconômicos enfrentados pelas comunidades ribeirinhas, revelando impactos da degradação ao longo dos séculos. O documentário revisita expedições passadas, incluindo a primeira expedição científica na Bacia do Rio Itapemirim. Também, registros históricos como o diário de João do Monte da Fonseca (1815). Além disso, apresenta estudos com espécies nativas de crustáceos que indicam que o Rio Itapemirim e seus afluentes necessitam de um choque de conservação para serem recuperados em prol de toda sociedade. O longa-metragem dá voz aos que vivem às margens do Itapemirim: pescadores, pesquisadores, quilombolas e ativistas hídricos, que compartilham memórias e reflexões sobre as mudanças ao longo do tempo. Em meio a depoimentos e poesia, o rio se manifesta, pedindo passagem em sua luta pela sobrevivência. Além de documentar, "Águas do Itapemirim" propõe uma ação concreta de educação ambiental, promovendo exibições e debates para conscientizar as novas gerações sobre a importância da preservação dos rios brasileiros.
Redes Sociais