Jornada da Integração 2024 chega à Região Central
Abertura oficial da última etapa do evento aconteceu nesta quinta (28) no Campus Serra.
Nesta quinta-feira (28) foi realizada a cerimônia de abertura da Jornada de Integração do Ifes 2024 na etapa da Região Central, que acontece no Campus Serra e conta com os campi Cariacica, Cefor, Centro-Serrano, Viana, Vila Velha e Vitória. Além disso, o campus também recebe a 6ª Feira de Ciências e Inovação Capixaba (Fecinc).
Estiveram presentes na mesa de abertura a diretora executiva do Ifes, Mariella Berger; a pró-reitora de Ensino, Adriana Piontkovsky; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, André Romero da Silva; o pró-reitor de Extensão, Lodovico Ortlieb; o diretor-geral do Campus Serra, Gilmar Luiz; o coordenador da Fecinc, Thiago Maduro; o coordenador do Torneio e Mostra Tecnológica de Robótica do Campus Serra, Richard Tello; e o presidente da Comissão Organizadora da Jornada, Wanderson Romão.
Mariella Berger, diretora executiva, diz que a Jornada de Integração vai muito além do encontro de vários campi. Para ela, é um momento de valorizar o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, além de ser um lugar de mostra de talentos: “Temos visto e estamos muito orgulhosos dos trabalhos dos nossos alunos”, afirma. Já a pró-reitora de ensino, Adriana Piontkovsky, parabenizou o Campus Serra e todas as equipes envolvidas, incluindo servidores e estudantes. Além disso, ela ressalta que todos os trabalhos mostrados no evento são resultados do que vem sendo construído dentro das salas de aulas ao longo do ano.
André Romero da Silva, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, frisa que um dos objetivos da Jornada é popularizar a ciência. Ele destacou ainda os dados positivos que o Ifes vem alcançando: “Foi muito tempo de trabalho desenvolvido. Em 2010, tínhamos cem alunos de Iniciação Científica; hoje temos mais de 800”, conta.
O pró-reitor de Extensão, Lodovico Ortlieb, pontua que a Jornada de Integração é feita principalmente para os alunos e lembra-os de aproveitar o evento. O diretor do Campus Serra, Gilmar Luiz, também ressalta que o evento é, acima de tudo, uma celebração sobre o que o Ifes representa. “Este é um momento especial de reflexão sobre o nosso papel. Trabalhamos de forma coletiva para construir um futuro melhor”, diz.
Já falando sobre a participação da Fecinc na Jornada, o Coordenador da Feira, Thiago Maduro, agradeceu o espaço. “Obrigado por terem dado abertura para popularizar a ciência envolvendo diversas escolas estaduais, municipais e federais. São projetos de 32 escolas diferentes”, ressaltou. Além disso, Thiago lembra que as figuras mais importantes para isto acontecer são os orientadores dos projetos.
Finalizada a cerimônia de abertura, a Jornada de Integração seguiu com uma programação extensa de palestras, mostras de trabalhos, rodas de conversa, apresentações e oficinas, além do Torneio e Mostra Tecnológica de Robótica.
Redes Sociais