Página inicial > Notícias > Oficinas variadas marcam primeira etapa da Jornada de Integração

Oficinas variadas marcam primeira etapa da Jornada de Integração

Publicado: Segunda, 20 de Novembro de 2023, 17h12 | Última atualização em Segunda, 20 de Novembro de 2023, 19h10

Campus Santa Teresa contou com programação extensa de atividades nos dias 16 e 17 de novembro.

A grande variedade de oficinas e atividades extra foi uma das marcas da primeira etapa da 7ª Jornada de Integração, nos dois dias de sua realização (16 e 17 de novembro), na Região Norte. Da origem dos nomes à criação de abelhas, do golfe às orquídeas, da educação ambiental à reforma do ensino médio: as atividades foram oportunidades para a comunidade acadêmica explorar novos assuntos e conhecer melhor o anfitrião, o Campus Santa Teresa.

“A Geografia dos nomes e nos nomes”, oficina ofertada pelo professor Tiago Dallapicola, foi uma das que despertaram o interesse dos participantes. “Eu nunca parei para imaginar sobre os significados do meu sobrenome. Essa foi a primeira vez”, contou Luana Santana, estudante de Pedagogia do Campus Colatina, que descobriu um sobrenome de origem religiosa, conectado a Santa Ana.

Na oficina “Inclusão escolar utilizando o Desenho Universal de Aprendizagem”, a professora Jaquelini Scalzer incentivou os futuros professores a desenvolverem ferramentas educacionais e oferecerem oportunidade aos seus alunos de interagirem em diferentes contextos, lembrando que cada indivíduo é único e aprende de maneira diferente.

A “Criação de abelhas indígenas sem ferrão” também chamou a atenção. A graduanda em arquitetura Gaabrielly Marquezini, do Campus Colatina”, contou que fui justamente a diferença que a atraiu. “É bem diferente da nossa área. E agora já quero fazer mais cursos com esse tema, fiquei bem curiosa”, relatou.

WhatsApp Image 2023 11 20 at 17.36.23

Atividades para crianças
Crianças da escola municipal Josephir Boschetti, de São Roque do Canaã, também foram convidadas para a Jornada de Integração no Campus Santa Teresa. Eles tiveram um momento de várias brincadeiras à sombra das árvores e também puderam fazer atividades ligadas à conscientização ambiental. Tudo isso oferecido pelos estudantes do Curso Técnico em Meio Ambiente.

“Nosso professor propôs que fizéssemos um projeto de integração voltado para crianças, com brincadeiras sustentáveis. Eles vêm participar e se conscientizar, afinal eles são o futuro do planeta”, contou a estudante Stella Bridi Becalli. Ela lembrou que o grupo já fez várias ações com foco no meio ambiente, como reflorestamento e reciclagem, mas que era a primeira vez recebendo as crianças. Na atividade, seu papel foi a oficina de plantio de semente de feijão.

WhatsApp Image 2023 11 20 at 17.37.25

Mesa-redonda para licenciandos
No dia 17, o Centro Acadêmico do curso de Biologia, do Campus Santa Teresa, promoveu também a mesa-redonda “Desafios do Novo Ensino Médio nas redes federal e estadual do Espírito Santo”. A atividade foi mediada pela coordenadora de Ensino do Campus Santa Teresa, Jaquelini Scalzer; e teve a participação da pró-reitora de Ensino do Ifes, Adriana Pionttkovsky Barcellos, e da subgerente de Desenvolvimento Curricular do Ensino Médio, da Secretaria de Estado da Educação, Jacqueline Medeiros Caminoti.

Veja como foi a abertura e as apresentações de trabalhos.