Página inicial > Notícias > Mesa-redonda discute desafios da inclusão e da diversidade na gestão

Mesa-redonda discute desafios da inclusão e da diversidade na gestão

Publicado: Segunda, 05 de Junho de 2023, 14h00 | Última atualização em Segunda, 05 de Junho de 2023, 14h00

Temática abordou ainda a questão do ingresso e da permanência de todos os alunos nas instituições.

Dentro da programação do Conexões Ifes, que aconteceu entre os dias 31 de maio e 1 e 2 de junho, no Sesc de Guarapari, a mesa-redonda “Inclusão e Diversidade” teve a oportunidade de levantar discussões sobre os desafios da inclusão e da diversidade na gestão, com um olhar na perspectiva antirracista. O debate foi aberto pelo professor Gustavo Forde, que é pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e foi um dos convidados da mesa.

Gustavo destacou algumas conquistas contemporâneas como o aumento da presença da população negra nos Institutos Federais, a ampliação de temas de pesquisa, currículo e biografias, o crescimento na formação de gestores e pesquisadores negros, além da centralidade do debate das ações afirmativas na agenda política. Em uma de suas falas, citou um texto de sua autoria que chama a comunidade para a reflexão: “”Tal como uma “torção”, as instituições brasileiras tem sido convidadas a “torcerem-se”, a refletirem sobre “si mesmas”. Nesse movimento de “torção”, há de se pensar em outra concepção de Estado”.

Gustavo dividiu o evento com a também convidada Elisandra de Oliveira Olípio, procuradora da República da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão no Espírito Santo. Em sua fala, Elissandra destacou a importância das instituições garantirem não só o ingresso, mas a permanência de todos os alunos nas instituições federais. Para isso, em relação às diversas orientações sexuais, ela citou medidas inclusivas como uso de linguagem neutra e do nome social, de acordo com a identidade de gênero dos estudantes. Comentou ainda sobre a importância da acessibilidade para os estudantes com necessidades específicas, com ações de ajustes dos espaços existentes.

A mesa-redonda aconteceu no Auditório Praia das Castanheiras e foi mediada pela diretora de Assuntos Estudantis do Ifes, Flávia Nascimento Ribeiro.