Página inicial > Notícias > Mesa debate metodologias ativas e práticas inovadoras na educação

Mesa debate metodologias ativas e práticas inovadoras na educação

Publicado: Segunda, 05 de Junho de 2023, 09h34 | Última atualização em Segunda, 05 de Junho de 2023, 14h00

Evento trouxe reflexões e exemplos de como implementar as metodologias nos dias atuais.

Um dos momentos de discussões e reflexões dos participantes do evento Conexões Ifes, que aconteceu entre os dias 31 de maio e 2 de junho na cidade de Guarapari-ES, foi dedicado às metodologias ativas e práticas pedagógicas inovadoras na educação. A mesa-redonda foi realizada na manhã da última sexta-feira (2), no auditório Praia da Areia Preta. Os debates foram focados em experiências inovadoras, tanto na educação a distância como presencial, e procuraram enfatizar características principais da formação, do ensino e da aprendizagem na contemporaneidade.

Participaram, como convidados, o professor Antônio dos Santos Júnior, docente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e assessor Especial do Núcleo Estruturante da Política de Inovação da Secretaria de Educação Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC); e Diemerson da Costa Sacchetto, docente do Ifes e diretor-geral do Campus Vila Velha. Como convidada, a mesa contou com a participação da professora Marize Lyra Silva Passos, docente e coordenadora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do Ifes (Cefor). A mesa foi mediada pelo professor Bruno Gonzaga, docente do Campus Serra do Ifes e pesquisador sobre tutoria de estudantes na Universidade de Coimbra, em Portugal.

A professora Marize Lyra Silva Passos apresentou reflexões e exemplos de como implementar metodologias ativas na educação a distância. Após analisar as principais características dos indivíduos (e dos estudantes) no Século XXI, a convidada elencou alguns desafios. ”Há uma mudança de paradigma no papel dos estudantes, dos professores e da avaliação do processo de ensino-aprendizagem, que exige atividades interessantes, reflexivas, inquisidoras e desafiadoras”, defendeu.

Em seguida, o professor Antônio dos Santos Júnior apresentou o caso de um processo formativo em Biologia envolvendo seus alunos no IFRO. Eles desenvolveram um projeto sobre zoonoses na cidade de Porto Velho, que envolveu pesquisa conceitual, diagnóstico, visitas técnicas e elaboração de uma campanha de educação dos moradores da cidade. Entre as reflexões propostas, o professor tentou explicitar fundamentos do entendimento sobre metodologias ativas. “Não se trata de técnicas para entreter estudantes ou um projeto de ensino aprendizagem, mas sim uma abordagem centrada no estudante que segue os princípios da aprendizagem significativa por meio da colaboração, da valorização da ciência e do aprender-fazendo”, disse.

O professor Diemerson da Costa Sacchetto trouxe reflexões sobre as novas metodologias de ensino, as condições de trabalho dos professores e o compromisso com a formação dos estudantes no dia-a-dia da sala de aula. Ele explicou que não faria uma fala apenas sobre as metodologias ativas, mas traria reflexões sobre como as técnicas de ensino-aprendizagem podem ser compreendidas em conceitos filosóficos mais amplos. Diemerson defendeu a mudança na forma de enxergar o mundo dos estudantes como um elemento determinante em sua formação. “Temos um compromisso ético com esses futuros e futuras trabalhadores e trabalhadoras, de ensiná-los a sobreviver num mundo cada vez mais difícil, de relações cada vez mais complexas”, apontou. Ao final, o professor apresentou o que considera ser determinante para o sucesso de uma boa aula. "Temos que ter o compromisso com o planejamento", disse.