Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Comunicação estratégica é tema de palestra no Conexões Ifes
Início do conteúdo da página

Comunicação estratégica é tema de palestra no Conexões Ifes

Publicado: Sexta, 02 de Junho de 2023, 14h54 | Última atualização em Segunda, 05 de Junho de 2023, 14h11

Apresentação destacou o papel da comunicação para a reputação e confiança.

WhatsApp Image 2023 06 02 at 18.40.19

O terceiro e último dia do Conexões Ifes começou com a palestra "Comunicação como estratégia de gestão", ministrada por Jorge Duarte. Jornalista e relações públicas, ele é vice-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) e assessor do presidente da Embrapa.

Em sua fala, o palestrante defendeu que os gestores devem ter atenção à comunicação, "não necessariamente à área, mas à comunicação como ferramenta, como algo que ajuda a realizar o seu trabalho como gestor". "O gestor é um profissional de comunicação, ele comunica o tempo todo, independentemente de sua capacidade de comunicação", complementou.

E continuou: "a comunicação está em tudo, no crachá, no banner, site, sala de aula… todo comportamento é comunicação". Jorge Duarte destacou ainda que todos fazem comunicação, porque estão o tempo todo representando a instituição, mesmo fora do ambiente organizacional. Por isso, ele aponta que deve haver um alinhamento, uma visão única compartilhada por toda a instituição.

Ele destacou o papel estratégico da comunicação e, por essa razão, deve vir antes da ação, tem que ser considerada na estratégia e no planejamento da gestão. "O gestor define o problema e a área de comunicação encaminha a solução", destacou. "Comunicação é meio, e não fim, não pode ser como o estágio final da linha de produção", concluiu o jornalista.

O jornalista explicou que a comunicação e a experiência pessoal são a base para a imagem, reputação e confiança de uma organização. Segundo ele, a reputação está relacionada ao reconhecimento do que foi realizado, ao passado e à história. Já a confiança está ligada na boa intenção e na capacidade de fazer, portanto, vinculada ao presente e ao futuro. "E uma boa comunicação significa mais resultados efetivos, mas também impacta na reputação e confiança", afirmou.

Durante sua apresentação, Jorge lembrou ainda que a comunicação é um processo, "não é um produto, acontecimento ou ação". E comunicar bem exige intenção e esforço, "porque está no outro, não é o que eu falo mas o que o outro entende", acrescentou. Ele finalizou enfatizando a importância de fazer a boa comunicação: "o esforço é permanente e a responsabilidade é de todos".

Após a palestra de Jorge Duarte, o evento contou com a apresentação da Banda Sinfônica do Campus Cariacica, sob a regência do professor e maestro Frances Serpa.

registrado em:
Fim do conteúdo da página