Página inicial > Notícias > Ifes recebe dirigentes de Institutos Politécnicos de Portugal

Ifes recebe dirigentes de Institutos Politécnicos de Portugal

Publicado: Terça, 18 de Abril de 2023, 15h10 | Última atualização em Quarta, 19 de Abril de 2023, 16h42

Encontro tratou de parcerias institucionais para intercâmbio de estudantes e ações conjuntas em diversas áreas.

WhatsApp Image 2023 04 14 at 09.39.56

Os gestores dos campi e da Reitoria do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) receberam, nos últimos dias 13 e 14 de abril, uma comitiva de dirigentes de várias escolas politécnicas de Portugal, liderada pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos de Portugal (CCISP). O encontro com a missão estrangeira teve o objetivo de estreitar os laços de amizade e cooperação entre a rede de Institutos Federais e a rede de instituições lusitana.

Na quinta-feira (13), no auditório do Campus Cariacica, os pró-reitores e diretores-gerais do Ifes apresentaram seus projetos e ações, explicitando as possibilidades de parcerias. Após as boas-vindas da diretora-geral do Campus Cariacica, Jocélia Abreu Barcellos Vargas, o reitor do Ifes, Jadir José Pela, falou sobre as intenções estratégicas da instituição em relação à internacionalização. Pela listou alguns pontos que poderiam avançar já a partir do encontro. “Como combinamos, esta reunião pode trazer encaminhamentos, entre outros, quanto à dupla diplomação de nossos estudantes, formação de professores, inovação e economia do mar”, destacou.

O representante do CCISP, Gonçalo Marques Justino, destacou a parceria que já existe entre os Institutos Politécnicos de Portugal e os Institutos Federais do Brasil, realizada em documentos de cooperação com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF). “Há muitas iniciativas que serão apresentadas neste encontro, como o La Passion, por exemplo”, disse.

Ainda na cerimônia de abertura, Carlos Ramos, Vice-Presidente do Instituto Politécnico do Porto, falou da relação com os institutos federais. “A rede federal é unida, em que as ações se ampliam. Posso assegurar que o Ifes é uma instituição dinâmica, com bastante destaque no Brasil, podendo gerar parcerias em todo o país”, acrescentou.

WhatsApp Image 2023 04 14 at 08.53.42

Apresentações

Já na sexta-feira (14) foi a vez dos institutos politécnicos apresentarem alguns de seus projetos. A primeira iniciativa foi o Projeto La Passion (Práticas Latino-Americanas e Soft Skills para uma Rede Orientada para a Inovação) parte do programa Erasmus + que envolve parceiros de Portugal, Finlândia, Espanha, Brasil, Uruguai e Chile. Em seguida, foi a vez do PPIN (Polytechnics International Network), projeto de liderado pelo Instituto Politécnico do Porto que envolve 14 instituições politécnicas portuguesas. Também as representantes dos institutos politécnicos de Viseu e Leiria, Susana Amarante e Dina Amaro, apresentaram as possibilidades de mobilidade internacional de estudantes.

A questão das “duplas diplomações” foi o tema apresentado pela professora Anabela Martins, do Instituto Politécnico de Bragança. Martins explicou que a experiência de oferta de duplas diplomações tem demonstrado que o principal desafio não é encontrar as similaridades curriculares, mas reconhecer suas diferenças. “O importante é entender que essas diferenças nas disciplinas são o que há de mais importante na formação dos estudantes. Certificamos competências, e não conteúdos”, explicou.

Ana Paula Vale, professora do Instituto Politécnico Viana do Castelo e a professora Vera Lebres, do Instituto Politécnico de Bragança, apresentaram o Programa Poliempreende, uma plataforma de empreendedorismo para estudantes da rede portuguesa. A Metodologia DEMOLA, que trata da aprendizagem com base em processos de cocriação e o projeto “Link Me Up” também fizeram parte do portfólio de ações apresentadas pelos convidados.

WhatsApp Image 2023 04 14 at 14.15.41

Cidade da Inovação

Ao final do encontro, os visitantes puderam conhecer a Cidade da Inovação, plataforma de inovação e empreendedorismo do Ifes localizada em Jardim da Penha, em Vitória. O local, onde ficavam os antigos Galpões do IBC, será um espaço para a promoção e dinamização de soluções transformadoras com a sociedade, visando desenvolvimento humano, econômico e sustentável. Isso se dará por meio da articulação do Ifes com outras instituições governamentais, o setor produtivo e a sociedade civil, com forte relação com outros centros de pesquisas, inovação, empresas e universidades de todo o mundo.

Com a colaboração do setor de Comunicação e Eventos do Polo de Inovação Vitória