Página inicial > Notícias > Ifes participa de ações para conscientização do autismo

Ifes participa de ações para conscientização do autismo

Publicado: Sexta, 14 de Abril de 2023, 11h01 | Última atualização em Sexta, 14 de Abril de 2023, 11h01

Atividades do Abril Azul têm o objetivo de informar e combater a discriminação sobre o transtorno.

Em abril é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo e, por essa razão, ao logo de todo o mês são realizadas diversas ações com o objetivo de informar e combater a discriminação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). De acordo com dados do Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA), divulgados pelo Ministério da Saúde em 2022, foram realizados mais de 9 milhões de atendimentos em ambulatórios de pessoas com autismo.

O Abril Azul abrange diferentes iniciativas dedicadas a conscientização sobre o transtorno em vários espaços da sociedade e, também, no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Confira algumas ações:

Campus Cariacica
A equipe do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) organizou, no dia 11 de abril, uma palestra para os alunos do integrado sobre "Educação Especial e Inclusão". A atividade visou contribuir com o processo formativo, dos alunos e da comunidade acadêmica em relação à inclusão escolar de estudantes com deficiência e/ou necessidades específicas.

Campus Centro-Serrano
O Napne realizará um encontro com o tema "O autismo não se cura, se compreende" no dia 24 de abril para os alunos do cursos técnicos integrados, servidores e colaboradores do campus.

Reitoria
No âmbito da Reitoria, houve a instalação de luzes azuis na Reitoria e na Cidade da Inovação em alusão ao Abril Azul.

Além disso, a gestora de inovação da Agência de Inovação do Ifes (Agifes), Paula Delmaestro, participou da mesa-redonda “A inovação sob novos espectros: autismo no mercado de trabalho e na educação”. O evento foi realizado no dia 5 de abril pelo hub Base27, com o apoio da Rede Gazeta.