Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Projetos do Ifes são premiados na Febrace 2023
Início do conteúdo da página

Projetos do Ifes são premiados na Febrace 2023

Publicado: Segunda, 27 de Março de 2023, 18h08 | Última atualização em Terça, 28 de Março de 2023, 13h22

Cinco dos seis projetos capixabas finalistas da feira são do Ifes.

projeto vv

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) teve projetos premiados na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, a Febrace 2023. A mostra aconteceu de 20 a 24 de março, em São Paulo, reunindo 200 projetos de todo o País. Eles foram avaliados por professores universitários e especialistas, e os autores dos melhores trabalhos, nas diversas categorias, ganharam troféus, medalhas, bolsas e estágios.

Uma das premiações recebidas foi para o projeto “Nanoemulsões a partir de óleos essenciais: uso da nanotecnologia como solução sustentável na agricultura”, do Campus Vila Velha. O trabalho foi um dos nove selecionados para a Regeneron ISEF 2023. A Regeneron é uma feira internacional de ciências e engenharia, considerada a maior competição internacional do gênero. Ela acontecerá de 14 a 19 de maio, nos Estados Unidos.

O mesmo projeto recebeu ainda o Prêmio Destaque Federação, como o melhor projeto do Espírito Santo, e teve uma estudante premiada. Beatriz Pires Meneghetti foi selecionada para participar do SciTech 2023 no Technion Institute of Technology, em Israel, que acontecerá entre 27 de julho e 10 de agosto.

A estudante, que faz o Curso Técnico Integrado em Química, conta que a pesquisa tem o objetivo de produzir um substituto ecológico para o agrotóxico, utilizando óleos essenciais. “A ideia é misturar o óleo com água, formando uma substância estável para ser absorvida pela planta, mantendo as propriedades”, explicou. Foram testados os óleos de citronela, hortelã pimenta e Lemmongrass, que têm propriedades de combate a pragas.

Ela se disse feliz com a participação na Febrace e as conquistas do projeto. “É uma experiência muito incrível, não tinha contato com essa área de pesquisa antes do Ifes. Agora eu quero entrar na carreira de pesquisadora”, revelou.

Destaque em Ciências Sociais e Aplicadas

projeto piuma

O Campus Piúma foi outro destaque, com a premiação do projeto “Produção, repartição e consumo: etnografia das pescarias e das práticas de maricultura no litoral sul do Espírito Santo”. O trabalho ficou em 4º lugar dentre todos os projetos do Brasil na categoria Ciências Sociais e Aplicadas. A pesquisa foi desenvolvida pelo estudante do Curso Técnico Integrado em Pesca Gabriell de Oliveira Costa, com orientação do professor Márcio de Paula Filgueiras.

O estudo se concentrou na comunidade do Pontal, em Marataízes, que trabalha na pescaria do polvo e da lagosta. Seu objetivo foi descrever o sistema econômico – equipamentos e posse dos equipamentos de pesca – e como o produto da pesca é dividido e circula dentro da comunidade.

O estudante Gabriell é morador local e conta que, apesar disso, o processo foi cheio de descobertas. “Meu pai é pescador, mas nunca quis que eu seguisse essa profissão. Então foi agora que eu conheci melhor as técnicas e me aproximei mais ainda da minha comunidade, que ficou orgulhosa de mim”, contou. Para ele, estar na Febrace foi uma experiência única. “Fazer um projeto de Iniciação Científica é muito gratificante. Tive também a oportunidade de conhecer pessoas do Brasil todo, com outros projetos”, contou.

O professor Márcio apontou que uma das descobertas da pesquisa foi a união entre o grupo de pescadores para compartilhar o produto da pesca quando algum deles não consegue capturar nenhum animal. “Isso é importante para a soberania alimentar da região porque garante que o produto circule dentro da comunidade”, contou.

O trabalho começou em 2021 e está seguindo. Nesta próxima etapa, serão pesquisadas as relações da comunidade com as peixarias e a sociedade.

Finalistas
Cinco dos seis projetos do Espírito Santo que chegaram à Febrace eram do Ifes. Os projetos levados pelo Instituto foram desenvolvidos no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica aos estudantes do ensino médio (Pibic Jr.) e receberam fomento do CNPq, com exceção do projeto do Campus Vila Velha. O Pibic Jr. faz parte do Programa Institucional de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ifes (Picti), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes (PRPPG).

Os trabalhos podem ser inscritos na Febrace de duas maneiras: através de submissão direta ou indicados por feiras afiliadas. A Feira de Ciências Norte Capixaba (Fecinc), realizada pelo Ifes, é afiliada à Febrace e, por isso, premiou quatro projetos do Ifes com credenciais para participar da edição 2023 do evento.
Confira finalistas do Ifes na Febrace:

Fisicat: a física gamificada (Campus São Mateus)
Autoria: Jenniffer Oliveira Checchia e Gabriel Quinquim Zanelato Santana
Orientação: Robson Santos Gobbi
Coorientação: Eros Silva Spalla

Nanoemulsões a partir de óleos essenciais: uso da nanotecnologia como solução sustentável na agricultura (Campus Vila Velha)
Autoria: Pamela Nunes Avelar, Yasmin Ferrari Altoé Francisco e Beatriz Pires Meneghetti
Orientação: Hildegardo Seibert França
Coorientação: Gabriela da Silva Perini

O papel do Ifes - Campus São Mateus na formação profissional para a indústria regional frente a inovação tecnológica 4.0 (Campus São Mateus)
Autoria: Guilherme Mengali Carvalho e Soraia Pereira Carvalho
Orientação: Albeniz de Souza Júnior
Coorientação: Leandro Dias Cardoso Carvalho

Potencialidades do amido de banana para a agroindústria de alimentos (Campus Venda Nova do Imigrante)
Autoria: Vítor Buzetti Hilário, Alice Alves Grifo e Renata Falqueto Ambrozim
Orientação: Genilson de Paiva
Coorientação: Mônica Ribeiro Pirozi

Produção, repartição e consumo: etnografia das pescarias e das práticas de maricultura no litoral sul do Espírito Santo (Campus Piúma)
Autoria: Gabriell de Oliveira Costa
Orientação: Márcio de Paula Filgueiras

Fotos: Febrace

registrado em:
Fim do conteúdo da página