Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Unidades do Ifes promovem ações referentes ao Dia Internacional da Mulher
Início do conteúdo da página

Unidades do Ifes promovem ações referentes ao Dia Internacional da Mulher

Publicado: Terça, 07 de Março de 2023, 17h57 | Última atualização em Quarta, 22 de Março de 2023, 15h02

Os campi organizaram ações durante todo o mês de março em alusão à data.

Nesta quarta-feira, 8 de março, é o Dia Internacional da Mulher. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e marca a luta pelos direitos das mulheres. No Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), os campi organizaram ações durante todo o mês de março em alusão à data.

Para saber mais sobre a programação de cada unidade, confira o site e as redes sociais do seu campus.

Veja um resumo das atividades programadas nas unidades do Ifes:

Alegre
No Campus de Alegre, será promovido um almoço comemorativo no Dia Internacional da Mulher, a partir das 10h40, no Refeitório. Em seguida, haverá apresentação de música e leitura de poemas na Área de vivência.

Cachoeiro de Itapemirim
Serão realizadas rodas de conversa com o tema "Entre Mulheres: histórias, perspectivas e trocas", visando compartilhar trajetórias de mulheres bem-sucedidas em áreas predominantemente masculinas, nas quais persiste a desigualdade de gênero. A organização é em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidades (Nepgens). O primeiro evento será nesta quarta-feira (8), às 16h, na Biblioteca Carlos Drummond de Andrade.

A roda de conversa é aberta para todas as alunas (e os alunos também) do campus e para a comunidade externa. Os próximos serão nos dias 21 e 21 de março para as estudantes do período noturno, às 19h. Saiba mais.

Cariacica
O Campus Cariacica está promovendo atividades ao longo de toda a semana, incluindo palestra, mostra cultural, exibição de documentário, entre outras ações. Para o dia 8, está prevista a entrega de fitas lilases, pois a cor representa a luta feminina por direitos e igualdade, e foi utilizada pelas sufragistas inglesas para identificar a luta pelo direito ao voto. Também estão programados apitaço contra a cultura do estupro e apresentação de poesias.

Na quinta (9), haverá palestra com a antropóloga Carolina Llannes Guardiola, das 10h40 às 12h20, no auditório do campus e intervalo cultural a partir das 13h, com apresentação musical das alunas. Na sexta-feira (10), a programação prevê fit dance no intervalo do almoço, com início às 13h.

Centro-Serrano
O campus realizará um café da manhã em parceria com o Nepgens e com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi).

Colatina
No Campus Colatina, o Cineclube promove a ação CineDela, em parceria com o Nepgens, que exibirá filmes mensalmente no primeiro semestre com o objetivo de debater questões das mulheres. No primeiro evento, nesta quarta (8), será exibido o filme "As Sufragistas", seguido de um debate sobre a importância da luta das mulheres na sociedade atual. Será às 13h30, no auditório do campus. Saiba mais.

O campus criou ainda um mural temático dos servidores com os estudantes, que está disponível por toda a semana para que todos possam registrar as mulheres que os inspiram.

Guarapari
O Campus Guarapari fez a montagem de um painel com fotos de alunas, servidoras e colaboradoras, nos dias 6 e 7 de março. A divulgação do resultado final será feita nesta quarta-feira (8).

No mesmo dia, o Centro Acadêmico de Engenharia Elétrica (Caeel) realiza o evento "1º Mulheres na Engenharia", com o objetivo de valorizar as profissionais da área e promover troca de experiências. A programação conta com palestras com engenheiras em todos os turnos , além de minicursos. Saiba mais.

Itapina
No Campus Itapina, serão realizados eventos culturais nesta quarta-feira (8), a partir das 11h, com organização do Núcleo de Arte e Cultura. Também haverá a exposição "Mulheres nas Ciências", organizada pela professora Bárbara Queiroz e os alunos dos primeiros anos técnicos em Agropecuária.

Além disso, o NAC promoverá o sarau "Mulher e poesia", com músicas e poemas, no intervalo do almoço. A participação do público se dará por microfone aberto.

Linhares
O Campus Linhares programou diversas atividades em alusão ao Mês das Mulheres. A abertura foi realizada na quarta-feira (8) e teve uma conversa sobre o impacto da "pobreza menstrual" entre as jovens, com a presença do vereador Professor Antônio, autor do Projeto de Lei Municipal que visa a distribuição gratuita de absorventes para todas as estudantes das escolas públicas da cidade. Também teve início uma gincana entre as turmas dos cursos técnicos integrados com o objetivo a arrecadação de absorventes que serão destinados aos colégios municipais, como forma de ampliar o debate e conscientizar a população sobre a importância dessa temática.

Ao longo do mês, o Nepgens do campus promoverá ainda rodas de conversa entre as estudantes, mediadas pela professora Letícia Brandão e pela psicóloga Poliane Passos. O encerramento da programação acontece nos dias 29 e 30 de março, com apresentação de trabalhos, exibição de documentários, palestras e atividades relacionadas a questões de gênero. Nessas datas, a premiação da gincana marcará o fim das atividades relacionadas ao Dia Internacional da Mulher.

Montanha
A programação do Campus Montanha começará às 8h, nesta quarta (8), com a instalação do painel “O que deixei de fazer por ser mulher ou por ser homem” e exposição na biblioteca com o tema "Mulheres escritoras". No período da tarde, haverá apresentação da banda de música do campus e exibição do vídeo informativo: As lutas das mulheres, além de roda de Conversa para os servidores com o tema “As mulheres no serviço público - Conquistas e desafios”.

As atividades continuam ao longo do mês de março. No dia 16, serão realizadas as exposições “Mulheres na Ciência” e “Direitos das mulheres: Linha do tempo com os direitos conquistados pelas mulheres”. No dia 22, terá exibição de vídeo e roda de conversa “As mulheres na ciência” e no dia 30, terá a roda de conversa "As Mulheres no mundo do trabalho", com participação de servidoras do campus e mulheres das cidades vizinhas.

Nova Venécia
Será realizada mesa-redonda com o tema "Mulheres na Ciência", com a participação das professoras do campus compartilhando suas experiências de sua vida acadêmica e profissional. Haverá ainda apresentação cultural no saguão do campus em que serão apresentadas músicas de grandes mulheres. As atividades estão programadas para quarta-feira (8), das 7h50 às 10h e das 13h50 às 16h; e na quinta-feira (9), das 19h30 às 21h, realizadas pelo Nepgens do Campus Nova Venécia. Está previsto ainda um café da tarde para as mulheres do campus, ofertado pelo Sinasefe.

Piúma
No Campus Piúma, o Nepgens organizou um intervalo cultural com música e reflexões sobre a importância da data nos períodos matutino e vespertino, além de uma homenagem às mulheres do serviço terceirizado.

No período noturno, será realizada a mesa-redonda “Ser mulher”, com a técnica em Turismo da Prefeitura Piúma, Lúcia Pimentel, e a pesquisadora no Laboratório de Dinâmica de Populações Marinhas do Ifes e professora voluntária do campus, Andressa Melo. O objetivo da mesa é provocar reflexões sobre esse dia de luta para as mulheres, por meio do compartilhamento das trajetórias profissionais, os desafios encontrados pelo fato de ser mulher e as conquistas notadas nas lutas traçadas.

Reitoria e Cefor
No dia 30 de março, será realizada mesa-redonda “Diálogos necessários sobre Assédio Moral e Sexual”. A ação é referente ao mês dedicado às reflexões sobre as condições das mulheres na sociedade, e está marcada para as 10 horas. Saiba mais.

Santa Teresa
A programação prevê atividades durante todo o mês de março, começando nesta quarta-feira (8), com a exibição do filme “Eu não sou um homem fácil”, às 18h40.

Na quinta-feira (9), estão previstas palestra sobre empreendedorismo feminino e a roda de conversa “Mulheres e o campo”. E no dia 16, estão programadas palestras para os estudantes do campus.

São Mateus
No campus, está sendo realizada uma ação nos murais com perguntas envolvendo a temática "o que você não faz por ser mulher". As mulheres do campus utilizam o espaço para responder à pergunta proposta e todos os comentários que precisarem de alguma devolutiva serão respondidos pelo Nepgens, que organiza a ação.

Serra
Nesta quarta-feira (08), o Nepgnes promoverá debates sobre os filmes “Valentina” e “As Sufragistas”. Os encontros serão às 8h e às 14h, no auditório do campus, e são abertos a toda comunidade acadêmica. Confira abaixo os horários e mais informações sobre os filmes. Saiba mais.

Vila Velha
A programação prevê atividades com os temas "Aprenda a combinar cores e transforme suas produções” e sobre "Autoestima, empoderamento feminino”, além de workshop de maquiagem e um café compartilhado.

Vitória
O Núcleo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Sexualidades (Nepgens) divulgou uma nota em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O Núcleo convida ainda servidores e estudantes do campus para participar de uma reunião ampliada no dia 15 de março, às 15h, no setor pedagógico. Saiba mais.


*Atualizada em 22/03/2023

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página