Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Tese de professor do Ifes fica em 1º lugar no Prêmio Tiradentes
Início do conteúdo da página

Tese de professor do Ifes fica em 1º lugar no Prêmio Tiradentes

Publicado: Quarta, 30 de Novembro de 2022, 17h17 | Última atualização em Quarta, 30 de Novembro de 2022, 17h17

Esta é a segunda edição do concurso, realizado pela Capes em parceria com o Ministério da Defesa.



A tese de doutorado do professor Ricardo Maroquio, do Campus Cachoeiro de Itapemirim, obteve o 1º lugar no Prêmio Tiradentes 2022. Esta é a segunda edição do concurso, realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com o Ministério da Defesa, e que premiou dissertações de mestrado e teses de doutorado do biênio 2020/2021 que tratam de defesa nacional.

A tese vencedora, intitulada "Vigilância de Áreas Restritas Utilizando uma Equipe Autônoma de ARPs Cooperativas", trata do desenvolvimento de drones que trabalham de forma autônoma e cooperativa para detectar e classificar entidades terrestres que invadam um perímetro previamente estabelecido. De acordo com o professor, a solução pode ser aplicada em vigilância de fronteiras, instituições carcerárias, instalações militares e qualquer outra situação sensível à presença de entidades não-autorizadas.

A tese desenvolvida contempla tanto o desenvolvimento do software, que usa Inteligência Artificial; quanto do hardware, que consiste nos drones em si. No próximo dia 15 de dezembro, o professor Ricardo Maroquio receberá o prêmio em uma cerimônia no Ministério da Defesa, em Brasília/DF.

Prêmio Tiradentes
O Prêmio Tiradentes tem por objetivo estimular a produção de pesquisas e estudos acadêmicos sobre temas de interesse do Ministério da Defesa, bem como contribuir para a formulação de políticas públicas na área. O concurso também pretende incentivar a divulgação no País e no exterior dos resultados e produtos derivados da parceria entre a Capes e o ministério.

A parceria entre as instituições inclui ainda o Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional (Pró-Defesa), o Programa de Pesquisas no Exterior em Áreas Estratégicas para a Defesa Nacional (Propex-Defesa) e o Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa Nacional (Procad-Defesa).


Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos do Campus Cachoeiro de Itapemirim

registrado em:
Fim do conteúdo da página