Página inicial > Notícias > Abertura da Jornada tem convite à integração, ao questionamento e à produção de ciência

Publicado: Sexta, 18 de Novembro de 2022, 12h05 | Última atualização em Sexta, 18 de Novembro de 2022, 12h05

Evento teve início nesta quinta-feira (17), em Cariacica.

A abertura oficial da Jornada de Integração do Ifes aconteceu nesta quinta-feira (17), no Campus Cariacica. Participaram da mesa de honra o reitor do Ifes, Jadir Pela; a diretora-geral do Campus Cariacia, Jocélia Barcellos Vargas; a pró-reitora de Ensino, Adriana Pionttkovsky; o pró-reitor de Extensão, Lodovico Ortlieb; o pró-reitor de Pesquisa, André Romero, que participou de maneira virtual, com uso de um telão; o diretor de Pesquisa do Ifes e presidente da comissão organizadora do evento, Wanderson Romão; e o professor Júlio Fabris, que proferiu a palestra de abertura.

A diretora Jocélia Vargas deu as boas-vindas ao campus e destacou seu orgulho em relação à realização do evento e do fortalecimento do tripé: Ensino, Pesquisa e Extensão. Ela afirmou que a produção do conhecimento pode ser vista como um compromisso ético e um dever de todos que trabalham no Ifes. Em seu discurso, Jocélia ainda apontou para o papel fundamental da curiosidade e dos questionamentos. “O momento atual é de mais perguntas do que respostas. As perguntas são o que nos deixa mais perto do sentido. Que este evento estimule o desejo por novos questionamentos e novas descobertas”, falou à plateia.

Wanderson Romão abordou a decisão de fazer a jornada em três etapas, em três campi do Ifes. "Queríamos que fosse mais perto dos estudantes e dos servidores.” Ele lembrou das ações de divulgação de editais de Pesquisa, em que de forma lúdica se veste de super-herói e visita os campi. “Quando a gente se veste de Homem Aranha, na verdade, os heróis são vocês. Os grandes heróis da nossa instituição são quem acredita no Ensino, na Pesquisa e na Extensão. É um privilégio ter vocês aqui.”

A pró-reitora Adriana Pionttkovsky agradeceu a todos os professores e servidores que tornaram possível a participação dos estudantes, organizando trabalhos, orientando e apoiando a jornada.”Faço uma saudação especial aos nossos estudantes: a Jornada é para vocês! É esse movimento que vai integrar os saberes e possibilidades de se pensar dentro do seu curso e de pensar para frente, de sair da sala de aula, extrapolar os muros da escola, conhecer trabalhos de outros colegas e outros campi. Esse movimento faz toda a diferença e é isso que a gente gosta de ver.”

André Romero, pró-reitor de Pesquisa, destacou o trabalho de captação de recursos para realização do evento e o esforço da comissão organizadora. Ele trouxe ainda informações, como a de que o Ifes tem o maior número de grupos de pesquisa da Rede Federal, e falou sobre a urgência da integração. “A nossa sociedade requer cada vez mais um olhar integrador entre Ensino, em conjunto com o potencial das atividades de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação, possibilitando a formação de alunos cada vez mais empreendedores.”

O pró-reitor de Extensão do Ifes, Lodovico Ortlieb, celebrou a retomada do formato presencial, após o período de distanciamento devido à pandemia da Covid-19. “Finalmente temos de novo a oportunidade de fazer integração de fato. E temos a oportunidade para iniciar um novo formato de jornada, numa configuração diferente que oferece mais chance de participação dos campi e publicização do seu protagonismo”, enfatizou.

O reitor do Ifes, Jadir Pela, lançou a ideia de, futuramente, realizar feiras de ciência e tecnologia do Ifes nos municípios, em paralelo à Jornada de Integração. “Quanto mais nós produzirmos encontros científicos, de inovação, de empreendedorismo, quanto mais dermos oportunidades para que os nossos jovens olhem para frente, melhor”, destacou.

Palestra de abertura
Antes de iniciar a palestra de abertura da Jornada de Integração, o professor Júlio Fabris, do Departamento de Física da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) também falou sobre integração entre Ufes e Ifes. “São duas instituições que se complementam. O Ifes me impressiona por seu dinamismo, sua atuação junto às vocações locais. Eu estou me sentindo muito honrado por falar nesse contexto”, elogiou.

Confira a gravação da abertura da Jornada de Integração do Ifes.
Veja mais informações no site https://jornadadeintegracao.ifes.edu.br/