Página inicial > Notícias > Ifes abre inscrições para mestrado e doutorado em Educação na terça (13)

Ifes abre inscrições para mestrado e doutorado em Educação na terça (13)

Publicado: Sexta, 09 de Setembro de 2022, 17h00 | Última atualização em Segunda, 31 de Outubro de 2022, 16h43

Instituto também oferta mestrados em Física e Química.

Começam nesta terça-feira (13) as inscrições para o mestrado e para o doutorado em Educação em Ciências e Matemática (Educimat). Os cursos são voltados para profissionais da educação científica, especialmente os professores das Ciências da Natureza e Matemática. É necessário ter diploma reconhecido pelo Ministério da Educação e atuar na educação básica ou superior, ou ainda em espaços de educação não formal, como por exemplo planetário, museu ou reserva ecológica.

Para o mestrado, são 34 vagas, das quais 19 vagas estão previstas para a área de
concentração de Educação em Ciências e Tecnologias (Turma A) e 15 vagas estão previstas para a área de concentração de Educação Matemática (Turma B). As aulas terão início em agosto de 2023.

Já o doutorado oferta 25 vagas, das quais 11 vagas estão previstas para a área de
concentração de Educação em Ciências e Tecnologias (Turma A) e 14 vagas estão previstas para a área de concentração de Educação Matemática (Turma B), com ingresso em fevereiro de 2023. Os cursos são ofertados no Ifes Campus Vila Velha.

As inscrições são gratuitas, e a seleção se dará por meio da análise do currículo e do projeto de pesquisa, entre outras etapas específicas de cada curso.

Para mais informações, acesse:
Seleção Doutorado Educimat - 2023
Seleção Mestrado Educimat - 2023

Mestrados em Física e Química
Ofertado em polos em todo o Brasil, o Mestrado Nacional em Ensino de Física é organizado pela Sociedade Brasileira de Física. O Ifes Campus Cariacica é polo ofertante do mestrado no Espírito Santo. O curso é exclusivo para professores em efetivo exercício de docência em Física na educação básica ou em Ciências no nível fundamental, e que sejam portadores de diplomas de graduação em Física (Licenciatura ou Bacharelado) ou áreas afins. Também são aceitos estudantes do último período desses cursos.

As inscrições vão até 30 de setembro. Confira o Edital Nacional.

Já o Mestrado Profissional em Química é um curso de modalidade semipresencial, com oferta simultânea nacional, coordenado pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e com a cogestão da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Tem duração de dois anos, com carga horária de 720 horas. O objetivo do Profqui é proporcionar ao professor de Química do Ensino Básico formação Química aprofundada e relevante ao exercício da docência.

Podem se inscrever os candidatos que possuem diploma de graduação em Química (Licenciatura ou Bacharelado) ou áreas afins em cursos reconhecidos pelo Ministério de Educação e estejam em efetivo exercício de docência em Química na Educação Básica. Confira todas as informações na página do Edital PROFQUI 589/2022 - Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional.

*Atualizado em 12/09/2022.