Página inicial > Notícias > Desafio de inovação para alunos da Rede Federal está com edital publicado

Desafio de inovação para alunos da Rede Federal está com edital publicado

Publicado: Quarta, 24 de Agosto de 2022, 16h06 | Última atualização em Segunda, 31 de Outubro de 2022, 16h47

O Prototipe 4.0 vai estimular ideias inovadoras para demandas reais da Economia 4.0.

Está publicado o edital que vai selecionar propostas para o Desafio Prototipe 4.0, uma maratona de ciência, tecnologia e inovação voltada para os estudantes da Rede Federal. No desafio, as equipes de estudantes serão estimuladas a desenvolver ideias inovadoras para a Economia 4.0, conceito que se refere à transformação do padrão da atividade econômica, baseada na introdução, desenvolvimento e difusão das tecnologias digitais, na automação e no uso intensivo de dados.

As equipes poderão ter de três a cinco estudantes e um professor orientador, que será o responsável pela inscrição da proposta a ser desenvolvida. Ela deverá estar associada a uma ideia de inovação tecnológica voltada à construção de soluções para demandas reais da Economia 4.0 e pertencer a um dos seguintes eixos: Agricultura, Indústria ou Serviço.

O Prototipe será uma maratona mesclando ambientes de inovação, mentorias de ciência, tecnologia e inovação, desenvolvimento de protótipos em laboratório e uma plataforma digital onde os alunos acessarão todas as etapas da competição. O desafio promete reunir propostas inovadoras de toda a Rede Federal do país e propiciar que cada ideia seja posta em prática.

Após as etapas eliminatórias, estarão na final os 10 melhores projetos, os quais serão premiados com um processo de pré-incubação que visa melhorias do modelo de negócios, o desenvolvimento do empreendimento e o aperfeiçoamento do projeto para o processo de incubação, a ocorrer na rede de incubadoras do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

O Desafio Prototipe 4.0 é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Ifes e conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

Inscreva-se:

Desafio Prototipe 4.0: desafio totalmente digital e gratuito, em que estudantes da educação profissional e tecnológica deverão planejar e desenvolver um produto que se relacione com as áreas da Economia 4.0, focando na produção de um protótipo que possibilite experimentar as características-chave deste produto. Atividades de novembro de 2022 a junho de 2023.

Quem pode participar: Estudantes e professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Inscrições: https://www.linhares.ifes.edu.br/selecao/edital/edital-de-selecao-propostas-para-desafio-prototipe-4

Informações: https://desafioprototipe.linhares.ifes.edu.br/