Página inicial > Notícias > Ifes vai ofertar capacitação em programação em software para estudantes de escolas públicas e para egressos do ensino médio.

Publicado: Terça, 07 de Junho de 2022, 11h53 | Última atualização em Quarta, 08 de Junho de 2022, 11h55

Ações são realizadas em parceria com a Associação Capixaba de Tecnologia (Act!on) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto).

0004

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), a Associação Capixaba de Tecnologia (Act!on), e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto), vão ofertar 2.830 vagas em cursos profissionalizantes voltados para programação em software. As ações de formação inicial e continuada, chamadas de Programe-se e Reprograme-se, acontecerão em 18 municípios do Espírito Santo. Os cursos serão gratuitos e as informações sobre acesso serão publicadas em breve no site do Ifes.

O lançamento dos programas aconteceu nesta segunda-feira (6), no Campus Vitória do Ifes e contou com a presença de gestores, autoridades e empresários do setor. O deputado Felipe Rigoni, proponente da emenda de bancada que destina os recursos para o financiamento da iniciativa, esteve presente e parabenizou o Ifes e a Act!on pela ação. Ao todo, serão destinados R$ 5 milhões do orçamento federal para a formação.

O reitor do Ifes foi representado pelo diretor-geral do Campus Aracruz e presidente do Fórum de Diretores-gerais do Ifes, Leandro Bitti Santa Anna. Ele agradeceu e parabenizou as equipes envolvidas na elaboração dos projetos e também as parcerias. Emílio Barbosa, presidente da Act!ion, apresentou dados demonstrando a importância da ampliação de vagas no setor. Ao final, ele propôs um compromisso, entre os empresários presentes, para valorizarem os alunos do Programe-se e Reprograme-se em suas contratações.

O diretor-presidente da Facto, Renato Tannure, destacou o papel dos projetos de formação profissional para a sociedade. Ele lembrou que já existe legislação que permite aos alunos de capacitações de formação inicial e continuada fazerem estágio remunerado nas empresas.

A cerimônia contou também com a presença do Subsecretário de Ciência,Tecnologia e Inovação do Espírito Santo, Denio Rebello Arantes, que destacou a importância da ampliação das ofertas de formação nas áreas tecnológicas. Denio informou que novas parcerias, com o apoio do Governo do Estado, já estão sendo gestadas e poderão ser firmadas para ampliação das possibilidades de capacitação dos capixabas em programação de software.

Programe-se

Voltado para alunos de ensino médio de escolas públicas parceiras, o Programe-se oferecerá 550 vagas em Alegre, Barra de São Francisco, Colatina, Linhares, São Mateus e Guarapari, que terá duas turmas, sendo uma exclusiva para as meninas. A formação terá a duração de dois semestres, com 40% da carga horária presencial e 60% a distância. A formação deste programa é para preparar programadores de software, e para isso, serão utilizadas variadas abordagens pedagógicas como, robótica e jogos digitais. A ideia é inserir os jovens estudantes, em estágio inicial de formação, no mercado de tecnologia; o que mais emprega no Estado e que oferece altos salários.

Reprograme-se

Com o objetivo de profissionalizar ou reprofissionalizar jovens e adultos, sem limite de idade, que já passaram pelo ensino médio, ou mesmo queiram mudar de área em busca de melhores oportunidades, o Reprograme-se será executado de forma on-line. O programa conta com apoio e orientações presenciais, quando necessário, nos polos de de educação à distância dos municípios atendidos, vinculados à Universidade Aberta do Brasil (UAB). São 1.140 vagas ofertadas na primeira oferta e mais 1140 vagas na segunda oferta do projeto, totalizando 2.280 vagas para 16 municípios: Alegre, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Domingos Martins, Linhares, Mimoso do Sul, Montanha, Nova Venécia, Santa Teresa, São Mateus, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória.