Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Núcleos de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidades realizam encontro
Início do conteúdo da página

Núcleos de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidades realizam encontro

Publicado: Quinta, 26 de Maio de 2022, 15h11 | Última atualização em Quinta, 26 de Maio de 2022, 15h11

Objetivo é propor plano de ação para promoção de equidade de gênero no Ifes e fortalecer a rede dos Nepgens.

Será realizado nos dias 9 e 10 de junho o I Encontro dos Núcleos de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidades (Nepgens), do Ifes. Na programação, estão rodas de conversa, grupos de trabalho e uma plenária final que terá o objetivo de propor um plano de ação para promoção da equidade de gênero no Ifes, além de uma campanha de conscientização.

A programação será presencial, no miniauditório do Campus Cariacica, e voltada aos servidores que estejam vinculados ou atuando junto aos Núcleos de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidades nos campi; ou ainda servidores que atuem com projetos de ensino, pesquisa ou extensão nesse tema. Serão três inscritos por unidade.

Atualmente, o Ifes tem um núcleo central, que conta com representantes de todas as unidades da instituição, além de núcleos já estabelecidos ou em processo de implantação nos campi. Um dos objetivos do encontro é apoiar a instituição dos Nepgens e fortalecer essa rede, além de promover a formação dos participantes.

Os Nepgens têm a finalidade de promover ações com vistas a uma educação inclusiva e não sexista, que busque a equidade e a igualdade entre todos, o respeito a todas as manifestações de gênero, o reconhecimento e o respeito às diversas orientações sexuais, bem como o combate à violência de gênero, à homofobia e a toda discriminação contra a comunidade LGBTQIA+.

Busca-se, assim, gerar condições para a permanência, participação, aprendizagem e conclusão com aproveitamento e plena dignidade, em todos os níveis e modalidades de ensino, para pessoas de todas as manifestações de gênero e expressões de sexualidades contribuindo, dessa maneira, para a inclusão, por um lado, e a formação de cidadãos éticos e solidários que praticam a cooperação e repúdio às injustiças, por outro lado.

registrado em:
Fim do conteúdo da página