Página inicial > Notícias > Ifes realiza formatura de turmas de curso do projeto Corte de Lovelace

Ifes realiza formatura de turmas de curso do projeto Corte de Lovelace

Publicado: Terça, 14 de Dezembro de 2021, 20h42 | Última atualização em Quarta, 15 de Dezembro de 2021, 08h41

Evento também teve assinatura de Acordo de Cooperação entre o Ifes e a Vice-governadoria do ES para o fortalecimento de ações de empreendedorismo feminino.

Lovelace

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) realizou, na tarde desta terça-feira (14), a cerimônia de formatura de mais uma ação do Corte de Lovelace, projeto voltado para o ensino de programação computacional e de robótica para meninas, por meio de oficinas presenciais apoiadas em ferramentas de ensino a distância. Dessa vez, as turmas formadas foram de alunas (e também alguns alunos) dos municípios de Piúma e Ecoporanga.

A ação é desenvolvida pelo Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Ifes e conta com o apoio do Governo do Estado do Espírito Santo, a partir do Programa Agenda Mulher, iniciativa da vice-governadora Jacqueline Moraes para empoderar e dar visibilidade às mulheres através do empreendedorismo. A ação da Corte de Lovelace no Programa é o “Moodle de Lovelace: curso híbrido de Pensamento Computacional, Programação e Robótica”,

Segundo o reitor do Ifes, Jadir Pela, a ação demonstra a relação da instituição com a sociedade, a partir da preocupação com agendas de desenvolvimento local e regional. “Nossa instituição sempre busca estar próxima de quem mais precisa dela, oferecendo múltiplas oportunidades na educação profissional e no ensino do empreendedorismo, seja pela formação em todos os níveis e em diversas modalidades, seja pelas ações de extensão, como as incubadoras e empresas juniores”, explicou.

O projeto também foi muito elogiado pela vice-governadora Jaqueline Moraes. “O programa Agenda da Mulher tem o objetivo de visibilizar mulheres que fizeram e fazem diferença na sociedade e quando fui apresentada pelo professor Jadir ao “Corte de Lovelace”, passei a apoiar o projeto imediatamente”, disse

Acordo de Cooperação Incubadora do Ifes e Agenda Mulher

Durante a cerimônia, o Ifes e a Vice-governadoria do Espírito Santo assinaram um Acordo de Cooperação Técnica, denominado "Cooperação Incubadora do Ifes e Agenda Mulher", visando o desenvolvimento de ações de sensibilização, seleção, prospecção e capacitação para impulsionar o empreendedorismo feminino.

O acordo vai até dezembro de 2022 e, ao longo desse período, o Ifes e a Vice-governadoria vão cooperar em eventos promovidos na área de inovação; realizar capacitações com foco prioritário para mulheres empreendedoras; integrar e reconhecer procedimentos administrativos e jurídicos entre seus programas; apoiar a ampliação da capacidade de atendimento dos núcleos incubadores e da Agência de Inovação do Ifes (Agifes); e realizar reuniões de alinhamento e de lições aprendidas.

Lovelace

O nome do Projeto Corte de Lovelace é uma referência à condessa Ada de Lovelace, considerada a primeira programadora do mundo. A Corte de Lovelace teve início no ano de 2018 através do lançamento de sua principal ação: o curso a distância “O Moodle de Lovelace – Curso de Programção Python: Uma chamada de meninas para a carreira de computação”.

O projeto é coordenado pela professora Márcia Gonçalves de Oliveira e é um dos projetos parceiros da iniciativa Meninas Digitais, da Sociedade Brasileira da Computação. Seu objetivo geral é ofertar um curso de programação Python, C e Robótica essencial, ativo e prático, na modalidade a distância, para atrair mulheres para as carreiras de computação alcançando regiões carentes do estado do Espírito Santo.