Página inicial > Notícias > Seminário Sys.terna vai debater papel das plataformas para a Economia Criativa

Seminário Sys.terna vai debater papel das plataformas para a Economia Criativa

Publicado: Segunda, 18 de Outubro de 2021, 20h36 | Última atualização em Segunda, 18 de Outubro de 2021, 20h47

Em sua 4ª edição, evento tratará do conceito de plataforma sob perspectiva das iniciativas coletivas

O que são plataformas e como elas se relacionam com a criatividade, com a cultura, com os coletivos e com o desenvolvimento da Economia Criativa? Para além de aplicativos, sites ou ainda espaços físicos, uma perspectiva de plataformas a partir da conexão entre as pessoas para formação de comunidades é o tema do 4º Seminário Sys.terna: Criatividade e Inovação, que acontece nesta quinta-feira (21), das 9h ao meio-dia. A participação é gratuita e a transmissão acontecerá pelo Canal do Youtube do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Haverá certificação para os participantes inscritos.

Inscreva-se aqui

O convidado para debater o tema é o professor, pesquisador e pró-reitor de Extensão do Ifes, Renato Tannure Rotta de Almeida. O professor coordenou em sua gestão diversas ações estruturantes, tanto de extensão Comunitária, quanto de extensão Tecnológica. Tannure também é membro do Comitê Gestor da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI) e responsável pelo Diálogo Habitats da iniciativa. Já os facilitadores são os professores Robson Malacarne, da Coordenadoria do Curso Superior em Logística do Campus Viana e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do Ifes; e Orlando Lopes Albertino, do Departamento de Línguas e Letras (DLL) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O Sys.terna é um dos seminários do Núcleo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Desconstrução, Economia Criativa e Sustentabilidade (Poiein) e faz parte das ações do Programa Hub Criativo Virtual, coordenado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) no âmbito do Programa ES+Criativo. A ação é desenvolvida em parceria entre o Ifes, por meio da Agência de Economia Criativa Experimental (Agecx), a Ufes e o Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho. O projeto, financiado com recursos do Funcitec/MCI e gerido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), prevê o desenvolvimento de uma plataforma virtual.

Relato de Experiência

Uma das novidades da 4ª edição do Sys.terna é o relato de um caso real. Para esta edição, o convidado é o produtor e articulador cultural Bruno Lima. Ele foi um dos responsáveis pela coordenação local da mobilização nacional “Bloco da Cultura”, que reuniu propostas dos produtores e fazedores de cultura para apresentar aos candidatos a prefeito nas eleições de 2020. Bruno também foi atuante nas mobilizações para a aprovação e acompanhou as regulamentações da Lei de Emergência Cultural "Aldir Blanc” e trará essas experiências para o debate.

------------

INFORMAÇÕES:

4º Seminário Sys.Terna: Criatividade e Inovação (evento online)

Tema: Plataformas - O papel das iniciativas coletivas no desenvolvimento da Economia Criativa

Data: 21 de outubro de 2021 (próxima quinta-feira)

Horário: 9h ao meio-dia

Local: Canal do Youtube do Ifes

Inscrições gratuitas (certificado do Ifes para os participantes inscritos)