Página inicial > Notícias > Pesquisa sobre comunidade acadêmica na pandemia entra na 2ª etapa

Pesquisa sobre comunidade acadêmica na pandemia entra na 2ª etapa

Publicado: Segunda, 18 de Outubro de 2021, 16h22 | Última atualização em Segunda, 18 de Outubro de 2021, 16h22

Nesta fase, o estudo pretende identificar dificuldades e condições enfrentadas por servidores e estudantes.

O grupo de pesquisa Observatório de Saúde e Meio Ambiente, que é liderado pela Coordenadoria de Engenharia Sanitária e Ambiental, do Campus Vitória,iniciou a segunda fase do “Estudo longitudinal dos determinantes e desfechos da situação de saúde da comunidade Ifes e em seus ambientes, como consequência do distanciamento social induzido pela Covid-19”. A pesquisa está sendo desenvolvida em parceria com professores do Campus Colatina e com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O objetivo geral do trabalho é analisar os ambientes físicos do Ifes e o comportamento e desfechos nas condições de saúde da comunidade acadêmica, durante e após o período de distanciamento social induzido pela pandemia. Assim, o grupo de pesquisadores pretende contribuir para o planejamento e gerenciamento das ações que se demonstrarem necessárias para a comunidade.

Nesta segunda etapa, pretende-se identificar as dificuldades e condições enfrentadas durante a pandemia. Os participantes - dos campi Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Ibatiba, Santa Teresa, Serra, Vila Velha e Vitória - já receberam os questionários e são convidados a responder sobre suas rotinas e condições ambientais durante este período.

Os pesquisadores ressaltam que a pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa do Ifes, respeitando todos os protocolos éticos de uma pesquisa desta natureza.​

Relatório
Na primeira etapa do estudo, foram ouvidas 2.414 pessoas, entre estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos, dos campi Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Ibatiba, Montanha, Santa Teresa, Serra, Vila Velha e Vitória.

Eles responderam a questões sobre seu bem-estar, comportamento e percepções sobre a pandemia da Covid-19 por meio de questionário on-line, além de alguns terem participado de grupos focais. As sondagens foram realizadas em novembro e dezembro de 2020.

Confira o relatório parcial.