Página inicial > Notícias > Ifes está entre os principais solicitantes de patentes do Brasil

Ifes está entre os principais solicitantes de patentes do Brasil

Publicado: Quarta, 13 de Outubro de 2021, 14h51 | Última atualização em Quarta, 13 de Outubro de 2021, 14h52

Ranking elaborado pelo INPI mostra o Ifes entre as 50 instituições brasileiras que mais registraram pedidos no último ano.

O Ifes figura entre as 50 instituições que mais registraram pedidos de Propriedade Intelectual no último ano, segundo ranking lançado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Com 14 depósitos de patentes de invenção, o Ifes aparece à frente de instituições tradicionais como o Instituto Militar de Engenharia (IME), a Fundação Oswaldo Cruz e a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer).

O ranking traz os números de todas as patentes solicitadas ao INPI e inclui ativos como Patentes de Invenção, Modelos de Utilidade, Marcas, Desenhos Industriais e Software, entre outros. O Ifes ocupa a 42ª posição em Patentes de Invenção, com 14 depósitos em 2020, e alcança a 30ª em Programas de Computador, também com 14 depósitos apenas no último ano.

Para o Ifes, o resultado é uma demonstração do bom trabalho de incentivo e apoio à inovação, à pesquisa e de suporte a uma gama de estudantes, pesquisadores, empreendedores, agentes de inovação e inventores. Isso tem sido possível através da atuação da Agência de Inovação do Ifes (Agifes), que assessora todas as atividades voltadas para propriedade intelectual, empreendedorismo e inovação.

“Para nós esse ranking tem maior significado não pelo quantitativo em si, mas pela comprovação da qualidade e evolução do trabalho cooperado via Agifes junto aos campi, além de evidenciar o Ifes como um polo de desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas. Tem sido essencial a integração e diálogo no atendimento aos servidores e alunos nos campi, e aos parceiros externos, pois é assim que estamos construindo uma metodologia de trabalho na gestão da inovação e propriedade intelectual”, avalia o diretor de Extensão Tecnológica do Ifes, Rodolpho Rangel.

O Ifes tem hoje dez patentes concedidas, 62 programas de computador registrados, cinco desenhos industriais registrados e nove marcas registradas no INPI.
A Agifes, que oferece o suporte para todo o procedimento, desde a orientação até envio do pedido e acompanhamento, também lançou uma Cartilha de Propriedade Intelectual do Ifes para orientar servidores e alunos.

Acesse o ranking completo do INPI.

Leia a Cartilha de Propriedade Intelectual.

Assunto(s): patente , inpi , ranking