Página inicial > Notícias > PRPPG prorroga prazo para indicação de estudantes aos editais Picti

PRPPG prorroga prazo para indicação de estudantes aos editais Picti

Publicado: Quinta, 29 de Julho de 2021, 08h55 | Última atualização em Quinta, 29 de Julho de 2021, 08h55

Prorrogação leva em conta problemas técnicos ocorridos na plataforma Lattes.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes (PRPPG) prorrogou o prazo para indicação de estudantes e envio dos termos de compromisso no SigPesq. De acordo com a coordenação do Programa de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação (Picti), a medida foi tomada em função dos problemas técnicos relacionados à plataforma Lattes, utilizada para cadastro de currículos dos estudantes e pesquisadores. O novo prazo vai até 6 de agosto.

Confira a nota divulgada pela coordenação do Picti:

A coordenação do Programa de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação (Picti) do Ifes prorrogou o prazo para envio dos termos de compromisso e de indicação dos estudantes no SigPesq até o dia 6 de agosto.

A prorrogação se deve aos problemas técnicos ocorridos em plataformas do CNPq, sobretudo na plataforma Lattes, o que impede os estudantes de cadastrarem seus currículos. A impossibilidade de acessar a plataforma Lattes tem sido, por enquanto, o maior problema para o nosso programa, pois estamos na fase de implementação dos planos de trabalhos. A expectativa é que a situação seja normalizada e não atrase a contratação das bolsas do CNPq. Os estudantes que receberão bolsas da Fapes também devem ficar atentos, pois um dos documentos solicitados pela agência é o currículo Lattes.

Além da prorrogação do prazo, a PRPPG alterou a obrigatoriedade de informar o número do currículo lattes do estudante para facilitar o cadastro no SigPesq (sigpesq.ifes.edu.br). Desta forma, “mesmo sem ter o número referente ao currículo Lattes, o estudante poderá fazer o cadastro no Sistema da Pesquisa do Ifes e o orientador poderá proceder com a indicação do mesmo, conforme já orientado.” Na página dos editais do Picti (prppg.ifes.edu.br/editais), juntamente com os resultados dos editais, há um documento com todas as orientações para indicação dos estudantes, bem como as exigências para a contratação das bolsas para cada agência de fomento (Ifes, Fapes e CNPq).

A coordenação comunica ainda que, de acordo com o calendário da Fapes, as indicações terão início a partir de 6 de agosto de 2021, com início das bolsas em setembro de 2021. No caso de bolsas Ifes, os estudantes receberão a partir de agosto de 2021. As bolsas do CNPq também deverão iniciar em setembro de 2021, porém, ainda não foi divulgado o período de indicação dos bolsistas.

É importante destacar que, todas as indicações junto às agências de fomento, são feitas pela coordenação do programa do Ifes a partir das indicações de cada orientador.