Página inicial > Notícias > Confira o resultado final dos editais de iniciação científica

Confira o resultado final dos editais de iniciação científica

Publicado: Terça, 15 de Junho de 2021, 11h42 | Última atualização em Terça, 15 de Junho de 2021, 11h42

A listagem com os pesquisadores classificados está disponível no site da PRPPG.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes (PRPPG) divulgou o resultado final dos quatro editais do Programa Institucional de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Picti). Esses editais visam despertar a vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes do ensino técnico e graduação, além de estimular a produção de conhecimento e o desenvolvimento de tecnologias e soluções inovadoras. Os resultados estão disponíveis na página da PRPPG: prppg.ifes.edu.br/editais.

O diretor de Pesquisa do Ifes, Sávio Berilli, ressalta que os resultados divulgados tratam da classificação dos pesquisadores, mas não especificamente da distribuição das bolsas tanto do Instituto quanto das agências de fomento, como a Fapes e o CNPq. "Algumas agências de fomento ainda não divulgaram o quantitativo de bolsas que serão concedidas ao Ifes nesse ciclo 2021/22, de tal modo que a distribuição das bolsas, seguindo critérios dos editais, só será realizada após o repasse pelos órgãos de fomento", explica.

Nesse ano, a diretoria elaborou gráficos para acompanhar a evolução dos programas de iniciação científica e tecnológica do Ifes e analisar a participação dos campi nos editais, tal como foi feito ano passado. De acordo com o diretor de Pesquisa do Ifes, a iniciativa tem como objetivo aumentar a transparência das pesquisas realizadas na instituição. Os gráficos podem ser acessados ao final dos resultados disponíveis na página da PRPPG.

Editais Pict
Os editais PRPPG 01/2021 e PRPPG 02/2021 são do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e de voluntariado (Pivic). Ambos são para cadastro de reserva. A diferença entre eles é que o primeiro visa valorizar os pesquisadores que nunca foram contemplados anteriormente em editais do Pibic, já o segundo, não conta com sistema de avaliação que priorize esse critério.

O edital PRPPG 03/2021 é do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) e voluntariado (Piviti). Já o PRPPG 04/2021 é do Pibic Jr., programa de iniciação científica para os estudantes do ensino técnico de nível médio.